quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

10 anos do martírio da irmã Dorothy Stang

12.05.2005: Ir. Dorothy Stang era assassinada a tiros em Anapu/PA.

Vida entregue na Causa do Reino de Deus, em defesa dos pobres da Amazônia, dos sem-terra, daqueles/as que lutam pela preservação da floresta! Ela vive no meio de nós, na defesa e promoção da vida dos povos da terra!

“Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida,
Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida,
Teu Reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão
Maldita toda a violência que devora a vida pela repressão.”

(Pai Nosso dos Mártires)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Irmãs partem para missão em Moçambique

Da esquerda para direita as Irmãs: Dejanira Simonetto, Irene Cavalli e Ida Batiste

Nossas missionárias estão a caminho da África!

Após férias, as Irmãs Dejanira e Ida retornam para a missão em Panda, Moçambique. A novidade é o envio da nova integrante da missão além-fronteira: Irmã Irene Cavalli. Após mais de 10 anos de doação como diretora do Colégio Imaculada Conceição, cidade de Dois Irmãos/RS, Irmã Irene assume um novo desafio na Vida Religiosa: o trabalho missionário.

Sua ida para a África guarda a grande novidade – a chegada da Congregação em um novo país – a fundação da comunidade ICM em Angola. A Congregação vive tempos de reconfiguração e a fundação da comunidade em Angola, prevista para acontecer em junho, engrandece esse momento. Nossa Congregação atende ao pedido da Igreja local para o envio de missionárias para a realidade angolana.

Nossas Irmãs que partem vão com a força e a oração de toda a nossa família congregacional! Na despedida das Irmãs Dejanira Simonetto, Irene Cavalli e Ida Batiste, um grupo de Irmãs e noviças foram abraçar as nossas missionárias. 


Rezemos todas e todos pela viagem das nossas Irmãs. Rezemos pela missão ICM e de toda a Igreja na África. Que a Bem-Aventurada Bárbara Maix as ilumine na ação evangelizadora!

“Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus.”

Congregação acolheu visita do Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello; Arcebispo é o representante do Papa no Brasil

Em visita de quatro dias à Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, visitou espaços de nossa Congregação. Dom Giovanni é o represente do Papa Francisco no Brasil.

No dia 03 de fevereiro, antes de encontra-se com o clero arquidiocesano, Dom Giovanni conheceu as instalações do Colégio Dom Feliciano, na cidade de Gravataí. A visita foi realizada a pedido da Irmã Cleci Pauletto, religiosa ICM que trabalha na secretaria da Nunciatura há 17 anos. Foi no Dom Feliciano que Irmã Cleci trabalhou por mais de 20 anos antes de assumir a missão na representação diplomática da Santa Sé.

10959893_630993013673679_8700655857366991977_n

O  primeiro espaço visitado por Dom Giovanni foi a capela da escola. No local, rezou diante do Santíssimo e também venerou a relíquia da fundadora da Congregação, a Bem-Aventurada Bárbara Maix. Ele foi acompanhado do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. O Núncio também conheceu as salas de aula, espaços de atendimento e a parte administrativa da escola.

No mesmo dia, O Núncio teve uma agenda especial: o reencontro com a irmã Liris Maria Seger. A também religiosa ICM trabalhou na Nunciatura nos anos 90, quando Dom Giovanni trabalhou no Brasil como conselheiro da Nunciatura. O encontro foi realizado durante a visita do represente do Papa à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, cidade de Viamão.

Já na quarta-feira, dia 04, na capital gaúcha, Dom  Giovanni visitou o Instituo Imaculado Coração de Maria e o Santuário São Rafael, local que guarda os restos mortais da Bem-Aventurada Bárbara Maix. O Núncio foi acolhido pela Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, pelas Irmãs do Conselho Geral, equipe de gestão e da comunidade do Instituto.

Irmã Marlise lembrou que o desejo da fundadora foi o de sempre ajudar a Igreja em sua missão evangelizadora. Essa missão é realizada com amor e entrega total por parte das Irmãs.

1377443_631034360336211_2056544911239252512_n

Dom Giovanni agradeceu ao trabalho realizado pela Congregação:

“Agradeço a acolhida e pela oportunidade de conhecer a Congregação que há muitos anos ajuda a Nunciatura Apostólica, no serviço da secretaria. Agradeço esse carinho que a Congregação tem pela nunciatura. Isso é bom porque mostra a construção da Igreja  e, sobretudo, a disponibilidade de uma Congregação a prestar esse serviço à Igreja, na pessoa do Santo Padre. Muito obrigado! Rezem por nós! Nós rezaremos para vocês para que sejam sempre o sinal visível de uma pessoa consagra a Deus” disse.

O encontro foi finalizado com um almoço.

Novas postulantes são acolhidas em Micane, Moçambique

Vivemos a alegria de ver as vocações que surgem em solo moçambicano. Após vencer as fortes chuvas que dificultaram o acesso à comunidade das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em Micane, finalmente, no dia 30 de janeiro, nossa Congregação  acolheu o ingresso de 08 postulantes. De braços abertos e corações alargados recebemos estas jovens que, na vivência do carisma ICM, desejam entregar a vida pela causa do Reino de Deus.
Confira o relato enviado pela Irmã Amelia Thiele, coordenadora provincial da Província Maria Mãe de Deus.

Em Micane, Moçambique ingressaram 08 Postulantes. Nossa saudação e preces por elas e escrevemos:
Queridas Jovens Postulantes!

É com muita alegria que acolhemos vocês em nossa Província, neste dia 30 de janeiro de 2015, na etapa formativa do Postulado. Almejamos um tempo feliz de estudos, aprofundamento convivência em Comunidade partilhando a vida, dons e talentos. A doação alegre de cada uma de vocês criará um ambiente leve, saudável, querido.

A oração, a reflexão, o estudo, a leitura, o trabalho diário constituem a missão de vocês nesta etapa formativa do Postulado.

    Boas-Vindas à Congregação, ao Postulado, a Micane e fecunda missão. Nosso grande abraço à:

     – Virginia Miguel Pedro
     – Raquel Luis Lipinze
     – Rontina Francisco João
     – Nilza Duqueza Pinto Alexandre
     – Brigida João Macuvela
     – Ilda Adelino Moluiua
     – Atija Manuel Braço
     – Percina Maurício Alberto

    Com carinho: Irmã Amelia Thiele e Conselho

Filhos são alegria da família e da sociedade, diz Papa

Seguindo no ciclo de catequeses sobre família, o Papa Francisco refletiu nesta quarta-feira, 11, sobre os filhos. O Santo Padre já havia falado das mães e dos pais, e hoje ofereceu uma reflexão sobre o grande dom que os filhos são para a família e para a sociedade como um todo.


“Os filhos são a alegria da família e da sociedade, não é um problema de biologia reprodutiva, nem um modo de realizar-se, nem uma posse dos pais; os filhos são um dom, um presente”.

Segundo o Papa, ser filho, no projeto de Deus, é levar consigo a memória e a esperança de um amor que realizou a si mesmo dando a vida a outro ser humano. E cada filho é único para os pais. Como exemplo, recordou sua própria família: ele contou que sua mãe, quando questionada sobre qual era seu filho preferido, dizia que seus cinco filhos eram como seus cinco dedos, qualquer um que fosse tirado faria falta. “Os filhos são diferentes, mas são todos filhos”, explicou o Pontífice.

Francisco destacou ainda que é na profundidade do “ser filho” que se descobre a dimensão mais gratuita do amor, já que os filhos já são amados antes mesmo de nascerem.  Um exemplo disso é o gesto de tantas mulheres grávidas, na Praça São Pedro, que pedem que o Papa abençoe suas barrigas.

Os filhos, por sua vez, ressaltou o Papa, precisam reconhecer os valores e honrar o pai e a mãe, como ensina o quarto mandamento, que contém algo de sagrado, de divino e está na raiz de todo tipo de respeito entre os homens. “Uma sociedade de filhos que não honram os pais é uma sociedade sem honra; quando não se honra os pais se perde a própria honra”.

Sociedade sem filhos
O Pontífice mencionou ainda na catequese a realidade de pais que não querem ter filhos. Segundo ele, uma sociedade que não quer ser rodeada pelos filhos, porque os considera um peso ou uma preocupação, é uma sociedade deprimida.

Ele citou, por exemplo, a realidade da Europa, onde a taxa de nascimento não chega a 1%. Nesse contexto, citou a encíclica Humanae vitae, de Paulo VI, que dizia que ter mais filhos não pode se tornar automaticamente uma escolha irresponsável. Mas não ter filhos é uma escolha egoísta. “A vida rejuvenesce e conquista energia multiplicando-se”, disse Francisco.


No final das reflexões, Francisco expressou sua satisfação ao ver tantos pais e mães levantando seus filhos na Praça São Pedro para que sejam abençoados. Trata-se de um gesto quase divino, disse o Papa. “Obrigado por fazerem isso!”, conclui.



Canção Nova

Irmã Josiana dos Santos participou de curso para formadores

Nossa Congregação incentiva o processo formativo das nossas Irmãs. Ampliar o conhecimento nos qualifica ainda mais o nosso processo formativo, a fim de corresponder a missão evangelizadora a qual somos chamadas a realizar.

Nesse sentido, nossa Irmã Josiana dos Santos partilha conosco a alegria em ter participado de um curso de formadores, em São Paulo. Conhecimento e a troca de experiência com irmãs e irmãos de outras congregações foram as marcas deste curso.

Confira o relato:
    “Alegrai – vos sempre no Senhor”

Eu, Irmã Josiana dos Santos Lima, participei do Curso de Pós – Graduação ou Extensão para Formadores. É um Curso intensivo, realizado em duas etapas de 21 dias. A primeira tapa foi realizada entre os dias 10 e 31 de Janeiro. A  conclusão é prevista para julho de 2015. O objetivo do curso é o de Capacitar Religiosos/as para o serviço de formadores/as na Vida Religiosa Consagrada. Eu estou agradecida por esta participando deste curso, estou amando. Coloco um pouco daquilo que estou aprendendo: Sobre a Origem da Igreja – A Igreja é o povo de Deus convocado pela Trindade Santa para viver a Comunhão de Fé e Vida, segundo o que nos ensinou Jesus Cristo, em vista da construção do Reino de Deus. “A Trindade é Origem e Meta da Igreja”. Esta frase me acompanhou nestes dias e, “A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão” (DA,177).

Saiba Mais:

Província Nossa Senhora de Guadalupe
Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins
Países: Bolívia, Haiti e Venezuela

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Francisco: Tráfico de pessoas é chaga vergonhosa e indigna da sociedade

Após a oração mariana do Angelus, o Papa recordou que neste dia 8 de fevereiro, memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, a Igreja celebra o primeiro Dia internacional de oração contra o tráfico de pessoas.
 

“Encorajo os que estão empenhados em ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados e abusados como instrumentos de trabalho ou de prazer e, com frequência, torturados e mutilados. Faço votos que os que têm responsabilidade de governo trabalhem com decisão para remover as causas desta vergonhosa chaga: é uma chaga vergonhosa indigna de uma sociedade civil. Cada um de nós se sinta empenhado em ser voz desses nossos irmãos e irmãs, humilhados em sua dignidade”, disse o Papa, rezando uma Ave-Maria com os fiéis na Praça S. Pedro pelas vítimas e suas famílias.


Além do apelo na Praça S. Pedro, o Papa aderiu à iniciativa acendendo simbolicamente uma luz no site lançado para a ocasião. É possível fazer o mesmo, acessando o endereço http://a-light-against-human-trafficking.info/

O primeiro Dia internacional de oração contra o tráfico de pessoas é uma iniciativa da União dos Superiores-Gerais masculinos e femininos, promovido pelos Pontifícios Conselhos da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes e da Justiça e da Paz, e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Ainda no Angelus, o Papa Francisco recordou que Santa Josefina Bakhita fez a "dramática experiência" de ser vítima do tráfico de seres humanos quando criança. Ex-escrava sudanesa, tornou-se religiosa canossiana e em 2000 foi canonizada por João Paulo II.