terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reconhecimento Nacional: Irmã Assunta Tacca ganha Prêmio Betinho


O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, lançado pela Rede Nacional de Mobilização Social, valoriza quem pratica ou promove a cidadania em seu cotidiano. A homenagem tem por finalidade dar rosto, voz e reconhecimento aqueles que acreditam na possibilidade de construir uma sociedade melhor. 

Na 3ª edição do prêmio, três moradores de Pelotas foram indicados por seus trabalhos em favor da população. Entre eles, a Irmã Assunta, que foi a mais votada na Região Sul. 

Natural de Ivorá-RS, ela iniciou seu trabalho com a comunidade pelotense, no ano de 1959. Ao lado dela, voluntários em Saúde Popular, no colégio Hipólito Leite, do qual é uma das fundadoras. A Irmã Assunta atua ainda hoje, atendendo 11 comunidades onde promove a organização popular e estimula a geração de trabalho e renda. 

Ir. Luciane Piovesan comunica que a entrega da premiação ocorrerá em março de 2012, em data ainda a ser confirmada, e que informará posteriormente.

Parabéns, Irmã Assunta! Sua dedicação e empenho demonstram o seu compromisso "na defesa e promoção da vida em fidelidade ao Reino de Deus!".

Blog da Província de Santa Maria
Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul
Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti
Blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com

Hospital Dom João Becker

Clique na imagem para ampliar

Colégio Madre Imilda


Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul - RS

Jovens divulgam Bárbara Maix

A partir de desafio lançado pela professora de Ensino Religioso da Escola Estadual Auri Beschorner de Campestre Baixo, Salvador do Sul; onde os alunos, em duplas, deviam pensar num conteúdo e elaborar uma aula; dois jovens: Anderson e Welinton escolheram o tema: Irmãs do Imaculado Coração de Maria, história de Bárbara Maix.

Alguns depoimentos partilhados após a aula:

- gostei de dar aula para meus colegas, é um tema que muitas pessoas não sabem, por isso resolvemos dar esse tema para os colegas e professora e que os alunos se lembrem desse tema e façam o mesmo que Bárbara fez: “lutar até o ultimo minuto de sua vida.”(Anderson e Welinton)

- aprendemos que devemos confiar mais em Deus, ser mais solidários com as pessoas necessitadas. Devemos agradecer a cada dia de nossa vida, porque poucos tem essa dádiva de ter vida. (Schaiene e Kauei)

- a missão que Bárbara continuou fazendo foi a que Jesus começou... Eu acho que esse trabalho que as irmãs fazem é muito legal continuem sendo assim irmãs Deus abençõe vocês. (Tatiane da Cruz Rocha)

- eu entendi que para ter paz devemos confiar em Deus Pai e Bárbara ensina que os pobres deverão ser ajudados... (Gabriel)

- Bárbara decidiu fazer uma congregação elas vieram para o Brasil e salvaram várias vidas de pessoas... (Romeu Müller)

- Bárbara Maix era uma mulher de muita coragem e persistência. Tinha bem definido e traçado seus objetivos e entendia que estes, se originavam de Deus. O tema escolhido foi ótimo. Retratou a vida de Bárbara, a perda dos pais aos 15 anos. Esta forma de trabalho surgiu pela angustia e desconforto que sinto, nesta geração, em sala de aula. Eu os vejo buscando algo e pensei que se eles coordenam terei mais oportunidade de ver onde ajudar. Os colegas de Anderson conseguiram se colocar no lugar dela. Perceberam que devemos lutar pelos nossos sonhos. A aula da dupla, como dos demais foi ótima. Eu sou aluna nestas aulas. (Ladi Maria Renner - professora)

 
 

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e Moçambique
Site: http://www.icmcaxias.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Profissão Noviças Alberlandia e Leticia

Congregação acolhe a Consagração Religiosa das noviças Alberlândia e Letícia

  "Senhor, meu destino está em tuas mãos!" (Sl 16,5b)

    Com esse lema, as noviças: Alberlândia Barros de Oliveira e Letícia Campagnolo Cavalheiro, em uma linda celebração, professaram publicamente o seu desejo de consagrar a sua vida, como Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em favor dos mais empobrecidos por causa do Reino de Deus.
     No sábado passado, dia 17 de dezembro, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Diamantino, em Caxias do Sul, inúmeras Irmãs, Padres, familiares, amigos e comunidade em geral se reuniram para presenciar a entrega e o sim de duas jovens corajosas, sensíveis e atentas.
     A liturgia própria deste quarto domingo do advento remetia o olhar para Maria, jovem que acolhe a Vontade de Deus e se torna discípula do próprio Filho. Na homilia, Pe. Cláudio José Pezzoli lembrou da importância desse momento para a vida da Congregação e da Igreja. Disse que Jesus convida e envia para uma missão, pois não basta estar na presença d'Ele, é necessário nosso engajamento para a transformação da realidade. Salientou: "Ser consagrada é ser fermento, é contagiar as pessoas com o germe do amor, sendo presença ativa do próprio Deus".

      Pe. Cláudio lembrou a frase da Bem-aventurada Bárbara Maix, que em uma das cartas escreve: " Aquecei o Menino Jesus com vosso amor",  e conclamou às Professandas e a Comunidade a "aquecer o Menino Jesus que está no coração de cada irmão e de cada irmã, aquecer com o nosso amor, carinho e solidariedade".
 
     Confira algumas fotos:

Ir. Raimunda (Formadora do Noviciado), Alberlândia, Letícia e Ir. Élida (Formadora Geral)
A Noviça Letícia com sua avó e sua mãe
As Professandas com seus familiares
 

Alberlândia rezando a Oração de Consagração
Letícia rezando a Oração de Consagração
Ir. Marlise Hendges (Diretora Geral) acolhe as, agora, Irmãs: Alberlândia e Letícia

Ir. Élida Debastiani, Formadora Geral, entrega a Constituição da Congregação
 
Ir. Benta Libânio Reis, formadora da Província de Teresina, envia Ir. Alberlândia
para a Comunidade Irma Pretto, Fortaleza/CE

Ir. Maria Helenita Sperotto , Provincial de Santa Maria, envia Ir. Letícia para a
Comunidade Nossa Sra do Trabalho, em Santa Maria/RS

Padres Celebrantes: Pe. Nilo, Pe. Cláudio, Pe. Cristiano e Pe. Mário
      
As Irmãs Junioristas ICM presentes na Consagração juntamente com as Neo-Junioristas  
    Amadas Irmãs Letícia e Alberlândia! 
      Parabéns e muitas alegrias na caminhada!
      Assim como disse Ir. Marlise na sua fala de acolhida disse,
nós também repetimos:
"somos felizes por caminharmos juntas, podem contar conosco".
Nosso carinhoso abraço.


Ir. Camila Dalmolin Hoffmann
Pela Comunicação da Província de Santa Maria

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Colaboradores/as da Congregação realizam encontro preparatório ao natal

Colaboradores/as das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, realizaram hoje, o segundo encontro do Tríduo em preparação ao Natal. No Santuário São Rafael, os colaboradores/as refletiram sobre o tema: “Jesus vem trazer vida em abundância, vem Salvar! Nossa missão ICM é humanizar, continuar a abra da Salvação”.
 
Momento inicial motivou a uma recordação da vida dos acontecimentos dentro da instituição e foram dela. Foi lembrado um dos focos de ação da Congregação, que também é assumido por todos/as os colaboradores/as no desempenho de suas funções: “defender a dignidade da mulher em situação de vulnerabilidade social, vítima da violência, abuso e exploração sexual”. 
 “O foco Comum ICM nos oportuniza o envolvimento com as crianças, jovens, mulheres e famílias, trazendo para nossa oração e ação as diversas realidades (...) em Bárbara Maix temos a figura de uma mulher forte, orante, sábia, voltada para a justiça, humana e divina. Ela foi pioneira de um grande trabalho apostólico missionário cultural de ação social e pastoral. Numa época em que a mulher não tinha participação social, acesso ao saber e à Escola, ela se fez educadora, oportunizou formação integral para as meninas, especialmente órfãs e pobres”, destacou o estudo.

O último encontro acontecerá na tarde do dia 23 de dezembro, quando também ocorrerá a confraternização.
 
 
 
 
 
 
 
 

PIAUÍ: Inauguração da Casa de Produção das Mulheres Quebradeiras de Coco


Lindas e frondosas palemeiras do coco babaçu, compõem a paisagem na região da cidade de Miguel Alves, Piauí.

No Assentamento Retrato, o grupo de mulheres, animam a comunidade e dão novo sentido a vida das famílias que lá residem. O grupo de mulheres quebradeiras de coco, já estão num processo bem avançado de organização. 

Neste final de ano, elas construiram uma pequena casa, espaço onde desenvolem trabalhos na linha da produção, azeite de coco babaçu, mesocarpo, produtos de limpeza e artesanato, além de ser um espaço para as oficinas temáticas e reuniões do grupo.


Após muitos mutirões para a construção da casa que ficou espaçosa e muito linda, as mulheres organizaram a inauguração que aconteceu num clima de festa e animação, com muita comida, leilão, brincadeiras.


A coordenação da Comissão Pastoral da Terra(CPT-Piauí) e as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, da Comunidade da Sede Provincial, estiveram presente.  As Irmãs Josélia e Rose, assessoramam o grupo nestes últimos três anos.



Irmã Josélia (de preto)

Saiba Mais:

Província de Teresina sob a Proteção de Cristo Libertador
Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins
Blog: provinciacristolibertador.blogspot.com

Comissão Pastoral da Terra
Regional Piauí