terça-feira, 30 de junho de 2009

Província de São Paulo relata expectativa sobre beatificação de Bárbara Maix

Província de São Paulo

Expectativas da beatificação

Nossas expectativas são de que, a cada dia que passa, possamos tornar mais conhecidas as virtudes de Bárbara Maix, sua forma de ser e de viver.
Esse tempo de expectativa nos tem feito mais próximas de Bárbara, de suas Primeiras Companheiras, nós Irmãs umas das outras e das pessoas com as quais partilhamos vida e missão.

No Conselho Plenário da Província firmamos nosso compromisso de continuar na busca de vivermos, o mais próximo possível, dos Ideais de nossas Primeiras Irmãs. Ratificamos nosso Compromisso de prosseguir buscando formas de levar em frente nosso Plano Global de Ação, buscando, em todas as áreas de missão, formas de revelar e manifestar o Reino de Deus na forma com a qual nos aponta Bárbara Maix.

O trabalho e estudo entre nós e nossas colaboradoras e colaboradores tem sido contínuo. As ações que brotam dessas reflexões e atividades são as mais significativas possíveis. Neste Blog essas atividades estão bem representadas, por exemplo, no Projeto desenvolvido pela comunidade Escolar do Colégio Pio XII, representado nos “Rios de Bárbara”, nas comemorações dos Centenários do Educandário São José do Belém e do Colégio Puríssimo Coração de Maria e outras atividades.

A Celebração da Festa do Imaculado Coração de Maria, realizada entre as Irmãs, colaboradores e colaboradoras, educandos, pais e outras pessoas que nos acompanham, foi um marco significativo do ânimo e da disposição que inunda o coração de todas as pessoas que estão envolvidas nessa expectativa operosa e esperançosa da Celebração da Beatificação de nossa Fundadora.

O empenho com que todas e todos se colocam a disposição nas mais variadas equipes preparatórias é um pequeno demonstrativo da adesão e da expectativa que se tem com relação a esse grande evento. Por tudo damos graças a Deus e obrigada a todas e todos, irmãs e irmãos nesta caminhada. Parabéns a equipe de divulgação pelo belo trabalho inclusive deste Blog.

Irmã Ernilda S. Nascimento

São Paulo, Junho de 2009

Confira Fotos
blogbeatificacao@gmail.com

sábado, 27 de junho de 2009

Irmã Gentila Richetti relata viagem á Austria, terra natal de Bárbara Maix


Aniversário do Nascimento e Batismo de Bárbara Maix
* 27 de junho de 1818

Estas duas irrupções da vida, na verdade, constituem uma só e única! O nascimento e o Batismo de Bárbara aconteceram no mesmo dia, e não por acaso. Ela, em seu corpo e espírito é portadora da mensagem do Verbo Encarnado - mistério humano-divino, feito dom. E que dom precioso para a humanidade! Os beneficiados, hoje, somos nós. Estamos alegres e agradecidos.

Em nossa viagem a Viena, nos dias 19 e 20 – Festa dos Corações de Jesus e de Maria - experimentamos profundamente o significado da vida da Venerável Fundadora. Nos sentimos realmente filhas desta mulher que cresceu na pobreza dentro do ambiente mais rico do Império. Ali, desde o início, foi se forjando esse coração extraordinário que transborda ainda hoje suscitando fé, esperança e amor.

A Ir. Eurides de Oliveira, Ir. Italva Gonzatti e eu, estivemos na secretaria da Paróquia de Hietzing e obtivemos contato com o livro do Registro de Batismo de Bárbara Maix. Nosso sentimento... inefável!



Visitando também os lugares freqüentados por Bárbara e suas companheiras: a Igreja de Hietzing e a antiga Escola Paroquial, o parque e o palácio de Schönbrunn, a Catedral Santo Estevão, as Igrejas: São Pedro, São Miguel, Nossa Senhora da Escada. Percorremos a Rua Naglergasse na qual se reuniram as primeiras, a Rua Kohlmarkt onde Bárbara estabeleceu a pensão de empregadas e se formou a comunidade que posteriormente imigrou para o Brasil, e a Judenplatz.

Caminhamos sobre as pegadas do grupo que cresceu, buscou reconhecimento junto à Igreja e o Estado, e sem temer resistências, peregrinava conduzido pelo dinamismo da graça. É possível medir a grandiosidade deste amor que leva a deixar a Pátria com toda sua riqueza, para nunca mais voltar? Somente pela força de um grande ideal – o Reino de Deus e sua Justiça. FELIZ FESTA DO ANIVERSÁRIO DE MADRE BÁRBARA.

Ir. Gentila Richetti.
blogbeatificacao@gmail.com


Aniversário de Bárbara Maix

"Teu nascimento foi o despontar

De um estrela esplendorosa,

Sempre guiada pela mão de Deus

E jamais perdendo seu maravilhoso fulgor.

Resplandecendo, cada vez mais,

Iluminaste a tua Congregação

E, precedendo as tuas filhas de todos os tempos,

Tantos nos dias de sol quanto nos de tormentas,

De dia e de noite,

Nenhuma nuvem empalideceu o teu brilho"

(Madre Jacinta)

"Felizes de Nós que somos Filhas desse Coração"

20 de junho! Data preparada de ano para ano nas comunidades cordimarianas de Polêsine, Silveira Martins e Vale Vêneto. Dia de celebramos unidas a alegria de sermos Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Foi grande a expectativa do reencontro, dos abraços, da fraternidade.

As Irmãs idosas/doentes, que felicidade ! Algumas “não sabem mais quem somos, mas nós sabemos quem elas são”. Mulheres que deram tudo de si ao longo dos anos à serviço do Reino, nas atividades da Congregação. Hoje estão aí, como Cálices vivos, diante das quais vale a pena inclinar-se...

Celebramos ás 10 horas a Eucaristia, deixando-nos interpelar por Bárbara, Maria e Jesus, para em tudo e sempre buscar e realizar a Vontade de Deus. Ao meio dia, um saboroso almoço com risoto, saladas, sucos e um gostoso vinho. A meia tarde, partilha de mimos entre as amigas secretas e um suculento bolo de “festa”. As tarefas foram partilhadas entre as comunidades. Destaque à comunidade de Polêsine a quem coube a “melhor” parte. O carinho e a felicidade das Irmãs que se sentiram participantes nos pequenos gestos.

Sentimos-nos Congregação, celebrando com todas as Irmãs da Congregação, Conselhos Geral, Provinciais, as Irmãs do Brasil e do exterior. Irmãs Ana Luiza e Maria Helenita visitando as Irmãs da Venezuela. Lembramos carinhosamente as Irmãs Gentila, Eurides e Rosamélia que celebraram a Festa do Coração de Maria em Viena. As Irmãs do Haiti que partilharam conosco que naquele dia, crianças de Leon, que nunca haviam provado um pedaço de bolo o fariam em homenagem à Mãe “Coração de Maria”.

Alegria foi enriquecida pela presença da Irmã Maria Dalcero, pelo Conselho Provincial.

Como é bom sermos desta família !

Casa de Retiros N S de Lourdes

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alunos celebram Festa do Imaculado Coração de Maria

Homenagem pelo Dia do Imaculado Coração de Maria feita pela 5ª série- Turma 52- juntamente com a professora Marta Daudt

DE CORAÇÃO

Hoje estamos reunidos
Para nós é um grande dia
Celebramos todos juntos
O Imaculado Coração de Maria.

Bárbara a Ele confiou
O seu grande projeto
E com sua fé consolou
O seu coração inquieto

Nos momentos de dificuldade
E também de alegria
O seu pensamento estava
Na grande Mãe, Maria

“Maria, nossa mãe nos ajuda
A cumprir nossa missão”
São palavras de Bárbara
Que mostram sua devoção

“Em todas as virtudes
Maria é nosso modelo”
E nos momentos de angústia
Dirigia a Ela o seu apelo.

”Confiança”, disse Bárbara
“Somos filhas deste coração”
E sobre esse alicerce
Foi fundada a Congregação.

“Deus não permitirá que sejamos
iludidas em nossa confiança”
E com essa fé foi firmada
Com Ele uma aliança

Anos e anos se passaram
Muitas obras foram criadas
E com certeza todas elas
Por Maria abençoadas

Nós todos aqui somos parte
Dessa grande criação
E nos manteremos unidos
A esse materno coração

Irmãs Sônia e Saionara
Ermelinda, Canísia e Regina
Vocês são frutos de Bárbara
Essa mulher tão divina.

Por isso a cada uma
Nosso agradecimento,
Nosso carinho sincero
Expresso neste momento.

Confira as fotos


Homenagem às Irmãs pelo dia do Imaculado Coração de Maria

Imaculado Coração de Maria. Todos nós, aqui, já ouvimos falar, mas nunca definitivamente conhecemos. Não importa se sabemos TUDO, cada data, cada local, o que importa é que convivemos todos os dias com parte deste "CORAÇÃO", esomos os ajudantes para "ELE" ficar cada vez maior. Neste dia só podemos olhar para as Irmãs e dizer obrigada por aquele sorriso às sete e meia da manhã, pelo olhar e pela voz amiga ao nos ensinar essas coisas que não usaremos no vestibular, mas usaremos ao longo da VIDA.

Mesmo sem querer, sairemos daqui e lembraremos de cada sorriso, de cada palavra, afinal foram elas que fizeram e farão cada um de nós sermos pessoas melhores. Quando sairmos do Colégio teremos em nossas lembranças o exemplo deixados por essas mulheres: GUERRIRAS E FORTES, MAS ACIMA DE TUDO PRONTAS PARA SERVIR.

Texto da aluna Larissa Faust pela turma 101



QUERIDAS IRMÃS

Hoje, neste dia tão especial para todos nós,o mínimo que poderíamosfazer, é esta singela homenagem. É um orgulho estar junto com vocês comemorando mais um "Dia do Imaculado Coração de Maria".

Queremos parabenizá-las,não só por fazerem parte desta Congragação, mas sim por serem mulheres de respeito e de imensa sabedoria,que nos orgulham e nos alegram de tê-las por perto todos os dias. Neste nosso último ano no colégio,mais do que nunca,queremos dizer a vocês, o quanto são especiais,e o quanto serão inesquecíveis pro resto das nossas vidas. A nossa história de Auxiliadora não acaba com o terceiro ano, nem jamais. Todos esses anos de vida levaremos conosco, e, com eles, as lembranças maravilhosas e o carinho incomparável que vocês nos proporcionam. É tão bom vir para o colégio e nos sentirmos em casa, acolhidos(as), convivendo entre pessoas indescritíveis; receber sempre aquele sorriso doce e gentil, um simples cumprimento pelos corredores que nos acolhe sempre mais.

Queremos agradecer a vocês por todo esse carinho e por toda essa disposição; por estarem sempre prontas a nos escutar e resolver as coisas da melhor maneira possível. Com certeza, tudo o que foi vivido aqui dentro deste colégio, já está marcado em nossos corações, e vai conosco para qualquer lugar.

Parabéns ao Imaculado Coração de Maria, parabéns a vocês Irmãs que guardam em seus corações os ensinamentos de Bárbara, e parabéns para nós, que com muito orgulho e amor nocoração, podemos dizer: EU FIZ PARTEDESTA HISTÓRIA!

Um beijo especial da Turma 301 em cada Irmã do Imaculado Coração de Maria que está nesta casa hoje.



Texto produzido pelos alunos da turma 301 para homenagear a todas as Irmãs da Congregação ICM neste dia de festa para todos nós.



De Viena para o Brasil: Comissão de Irmãs visitam Áustria, berço de Bárbara Maix

O nosso coração palpita com vocês pelo dia de amanhã “Imaculado Coração de Maria. Estamos em Viena, a serviço Pró-Beatificação de Bárbara Maix, e realizando um grande sonho que certamente todas as Irmãs da Congregação o desejariam realizar.

Fomos à Cúria Diocesana, o Sr. Andreas Lotz, colaborador nas postulações das causas Austríacas, nos acolheu com toda atenção e carinho, ouviu com apreço a história de Bárbara e os passos do processo, nos acompanhou ao secretariado onde entregamos um caprichado pacote preparado por Irmã Gentila com a Positio sobre o milagre, o decreto da heroicidade das virtudes, a estampa da fundadora e do Imaculado Coração de Maria com alguns cartões.

Nos dirigimos novamente a sala do Sr. Andréias onde providenciou junto a secretaria da paróquia de Hietzing, onde tivemos a graça de fotografar o livro de registro do batizado de Bárbara. Alegria e emoção!

Em seguida entramos na igreja onde Bárbara foi batizada e certamente realizou ali a primeira comunhão e foi crismada. Rezarmos e tirarmos fotos partimos para o parque de Schonbrunn e ali almoçamos diante dos lindos jardins, de beleza exuberante!

À tarde visitamos o palácio e agora estamos a caminha da casa das irmãs Servas do Espírito Santo, onde será nosso pernoite. Participaremos da Missa, celebrando a grande festa da Congregação, se possível na igreja de Nossa Senhora da Escada, Igreja muito freqüentada por Bárbara.

Teremos muito presentes em nossas orações todas as pessoas que fazem parte da Obra de Bárbara Maix!

Um grande abraço pela grande Festa “FELIZES DE NÓS QUE SOMOS FILHAS DESTE CORACAO"!

Com carinho: Ir. Gentila, Italva e Eurides.

domingo, 21 de junho de 2009

Setor Geral da Congregação e Instituto realizam Assembléia em Porto Alegre



Com hinos de louvor e ação de graças, na Festa do Imaculado Coração de Maria, reuniram-se no Instituto Coração de Maria, Porto Alegre, RS as Comunidades do Setor Geral, tendo por meta realizar sua Assembléia com o objetivo de um aprofundamento do Marco Doutrinal do nosso Plano Global de Ação, Informações gerais referentes à Congregação, o Processo de beatificação da Serva de Deus Bárbara Maix; as equipes pró-beatificação e as atividades em andamento, Celebração Eucarística, celebrar os aniversários e confraternização. Algumas fotos, registrando o evento:

Oração – fez memória missão e mística de Maria e Bárbara, às 139 Comunidades e nossa missão nos 09 países: Brasil, Roma, Moçambique, Haiti, Venezuela, Paraguai, Bolívia, Argentina e Estados Unidos.

Irmã Marlise Hendges conduzindo a Assembléia

Ir. Elida lendo o e-mail das Irmãs que estão neste dia na Áustria – Viena as Irmãs: Gentila Richetti, Eurides Alves de Oliveira e Italva Gonzatti (Rosamélia)

Ir. Amélia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

Comunicações

Cartão enviado por Ir. Anísia
Província Caxias do Sul - RS



Queridas Irmãs, educadores e leigos/as!
Que Maria nos ilumine e abençoe!

Nós, Irmãs da Comunidade Madre Bárbara, desejamos uma feliz Festa do Imaculado Coração de Maria. Como dizia nossa querida Fundadora: "Fico feliz em saber que todas fazem a mesma coisa por ocasião da Festa do Imaculado Coração de Maria."


Para nós também é um momneto de muita alegria e esperança estar festejando esta grande festa nesse momento histórico em que vivemos. Estivemos reunidas em oração fazendo a novena em preparação e, amanhã nos reuniremos às 12h com as Comunidades vizinhas para confraternização.

Às 18h acontecerá a celebração Eucarística na Paróquia sob a coordenação das Irmãs. Que Maria esteja presente em todos os momentos de nossa vida sendo nossa mestra, mãe e guia e que, juntamente com a Trindade, continuemos a levar adiante a Congregação com o desejo de oferecer mais vida ao povo.


Abraços

Ir. Nerli pela Comunidade

sábado, 20 de junho de 2009

Bendizemos a Trindade pela Festa do Imaculado Coração de Maria!


Na festa do Imaculado Coração de Maria, agraciadas pelo amor Trinitário louvamos e bendizemos pelas belezas que construímos, recolhemos e espalhamos na vida. A compaixão, a solidariedade, o bem querer, o compromisso com as empobrecidas e empobrecidos. Toda presença nas periferias, nas cidades e no campo, nas fronteiras onde a vida é ameaçada, ferida, junto às crianças adolescentes, juventudes e mulheres.

Bendizemos a Trindade, pelos tantos sentimentos de oração, solidariedade, gestos concretos que mudam a vida das pessoas.

Bendizemos a Trindade, pelos tantos espaços onde tecemos a justiça, construindo redes junto aos nossos parceiros e parceiras.

Bendizemos a Trindade, pela partilha do pão, da vida, da essência daquilo que temos e somos, pela partilha dos nossos saberes, pelos tantos silêncios recolhidos.

Bendizemos a Trindade, pelas tantas pessoas que espalham a luminosidade e retiram as sombras que ofuscam a vida.

Bendizemos a Trindade, pelas tantas pessoas que são capazes de transformar a dor, o sofrimento em alento, e saem às ruas recolhendo pétalas de rosas para perfumar e enfeitar os caminhos sombrios.

Bendizemos a Trindade, a todas aquelas e aqueles que em seu silêncio, seu seio, seu útero, seu coração, resguardam todas as formas de vida, protegendo para que as sementes germinem e produzem frutos.

Bendizemos a Trindade, por cada Irmã, Leiga e Leigo que doam sem medida a sua vida e amam apaixonadamente cada ser que vive, fazendo de cada dia um novo recomeço na construção de uma sociedade mais humana, onde as relações de bem querer são tecidas com fios de precioso valor.

Bendizemos a Trindade, pelos tantos corações que acolhem a diversidade da vida, pelo Imaculado Coração de Maria que nos acolhe e nos protege.


Roselei Bertoldo Ir.
Província de Teresina

Festa do Coração de Maria 2009



“Dou-vos mil Parabéns pela festa do Imaculado Coração de Maria!”

Queridas Irmãs, formandas, leigos e leigas nossa mensagem pelo dia 20 de junho –Imaculado Coração de Maria.

Um pouco da história: A devoção ao Imaculado Coração de Maria teve início no século VII e seu crescente foi constante, atingiu a máxima difusão nos anos 1942 a 1952, com forte influência das aparições de Fátima, que determinaram a consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria. A piedade mariana, em toda a Igreja, teve crescente florescimento no século XIX e se difundiu com vigor. A devoção ao Coração de Maria tem por base textos bíblicos: “Maria, por sua vez, conservava todas essas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19) “Sua mãe conservava todas essas coisas no seu coração” (Lc 2,51). “E também a ti uma espada transpassará a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações” (Lc 2,35).

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, desde o seu nascimento, foi batizada com o nome de “Irmãs do Coração de Maria.” Bárbara Maix a denomina de Congregação do Sacratíssimo Coração de Bem-aventurada Virgem Maria, sob o amparo e a proteção do Puríssimo Coração de Maria Santíssima.

Hoje, Imaculado Coração de Maria, é fonte inesgotável de vida e dinamismo missionário. Convém olhar Maria no todo de sua realidade bíblica como a plena de graça e a portadora da realização da promessa salvadora para toda a humanidade

Sala Coração de Maria, Porto Alegre, RS

A Sala Coração de Maria tem um significado especial para a Congregação e a Igreja. Foi inaugurada na Celebração dos 100 anos de fundação da Congregação, em 1949, e em 2004, foi restaurada. A recuperação do quadro do Imaculado Coração de Maria foi obra de artista plástica, cuidando da originalidade. Esta sala guarda as grandes intenções de Bárbara Maix do Projeto de Vida Religiosa Consagrada, a vida, a espiritualidade, a mística e a missão.

Imaculado Coração de Maria
Padroeira da Congregação



Façamos do Coração de Maria um cofre,
onde colocamos todas as dores,
aflições e trabalhos....
(B. Maix, 1871)



Bárbara, contemplando a Palavra de Deus, na vida cotidiana do povo, descobre a figura de Maria, mulher das primeiras comunidades discípulas do Ressuscitado. Maria, a Mulher, por meio da qual, na “Plenitude dos Tempos”, se dá o cumprimento da promessa (Gl 4,4-11), foi a escolhida por Bárbara como Padroeira da Congregação “Irmãs do Imaculado Coração de Maria”.

Por: Ir. Amélia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Beatificação de Bárbara Maix

Depoimentos sobre a expectativa da beatificação de Bárbara Maix enviado pelos professores do Colégio Madre Bárbara, da Província de Caxias do Sul.

Confira!

Espero que todas as instâncias pelas quais o processo ainda irá transitar, tenham a oportunidade de conhecer a linda história de vida desta mulher que esteve sempre a frente do seu tempo, lutando por um ideal, pelos desvalidos e injustiçados, tendo fundado uma Congregação que se distingue de tantas outras por ser ativa, engajada, plural. E, além de ter sido essa mulher forte, sensível, maternal, ainda obteve a graça de provar, a quem com ela conviveu, sua santidade; esta, vivida na simplicidade e humildade como só ela soube manifestar até o fim de seus dias.

Marialda Schnorr Fornari
Coord. Pedagógica do Colégio Madre Bárbara



“Paciência e confiança, humildade e oração são necessárias, a fim de que possamos superar bem a provação.” (Bárbara Maix)

Bárbara Maix, mulher centrada no desejo de Deus, dedicou sua vida à formação e ao cultivo espiritual. Praticou todas as virtudes com fidelidade e constância, buscando em tudo a vontade de Deus. Demonstrou sempre confiança no Criador, acolheu com muito amor todos os desafios da missão e enfrentou, com serenidade, as adversidades.
Fazer parte da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, desenvolvendo um trabalho inspirado na prática Pedagógica de Bárbara Maix, deixa-me muito feliz.
Nossos olhares afetivos, nossa fé e confiança, mas acima de tudo nossas orações diárias, rezadas com muito amor e carinho, estão sendo enviadas, através da força de Deus, para a Beatificação de nossa querida e louvada Bárbara Maix.

Odete Maria Spessatto
Orientadora Educacional
Colégio Madre Bárbara



Professora Rosana B. Scherer
Primeiramente, devo dizer que a confirmação da Beatificação de Bárbara Maix me trouxe muita alegria e também a confirmação de que nossa Fundadora terá o merecido reconhecimento público, além dos muros de nossas escolas, obras sociais,... Por isso, minha maior expectativa é apresentar esta mulher forte, determinada, temente a Deus, sobretudo, a todas as comunidades que ainda não a conhecem. Divulgar a vida de Bárbara, seus gestos de amor e bondade para com os que mais necessitavam, deve ser uma prioridade para cada um de nós que já a conhecemos, e por isso, já amamos esta mulher que tão bem soube dar exemplos de vida. Eu acredito que Bárbara é santa, pois ela já operou milagres em minha vida.



Professora Carla Regina Markus
É com inexplicável expectativa que aguardo a Beatificação de Bárbara Maix. Para mim foi com apreço que sempre acompanhei as notícias e novidades deste longo processo; é um momento de graça, de grandiosa certeza de que a vida de Bárbara foi ontem, é hoje e sempre será um exemplo de magnífica singeleza, ternura, doação sem medidas, revelada no AMOR. Ela foi uma mulher singular em seu tempo e sempre revelou a certeza de que Deus estava lhe conduzindo em seu caminho, mostrando com coragem e persistência que o sonho é possível quando queremos e nos entregamos para os desígnios de Deus.
Agora é importante que nós sejamos anunciadores desta boa nova, para que as pessoas conheçam quem foi Bárbara Maix, podendo então também participar deste momento de graça e no compromisso de que nossa missão será de maior comprometimento, pois vale o exemplo dela para a vida de cada um de nós.


Ó BÁRBARA, BENDITA ÉS TU!
Desde sua tenra idade, Bárbara Maix, foi agraciada com o Carisma especial, isto é, uma graça especial concedida a pessoas especiais, que acolhem com generosidade o chamado de Deus para concretizar o seu Reino neste mundo. Porém, este Carisma não se desenvolve por acaso ou por conta própria. Ele necessita também de cultivo extraordinário, que somente as pessoas de coração magnânimo e grandes virtudes conseguem fazê-lo.
Seu testemunho de fé inabalável, de prece confiante, de desprendimento de seus próprios interesses, fez de Bárbara, nossa Venerável Fundadora e que com a graça de Deus, esperamos seja nossa Beata Fundadora.
A cada notícia de Roma, não dá para conter a emoção, pois nas minhas súplicas de socorro, nunca me senti excluída da sua intercessão.
A sua Beatificação será para nós Irmãs, para nosso Colégio Madre Bárbara e para toda comunidade lajeadense, um momento apoteótico, um solene Aleluia! Grande alegria, mais vida para todos os filhos de Deus!
Haveremos de nos inclinar sempre com mais afeto e ternura para as “pérolas de subido valor”, conforme ela mesma se expressa, que são nossas crianças, jovens e suas famílias, nossos professores, Direção e funcionários.
Por sua intercessão, acolhendo seus ensinamentos, poderemos ser um pequeno grande sinal que faz a diferença, frente ao mundo tão fragmentado e fragilizado nos princípios humano-cristãos, na constituição familiar e da exploração dos poderosos do sistema.
Venerável Madre Bárbara, intercedei a Deus por nós!

Ir. Lorena Joana Rachele

terça-feira, 16 de junho de 2009

Datas especiais

O Mês de maio é significativo para toda Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, bem como para os leigos e leigas que comungam do carisma congregacional de Bárbara Maix.

No próximo sábado, toda a Congregação realiza celebrações do dia dedicado a Festa do Imaculado Coração de Maria em seguida, no dia 27, é celebrado o dia de Nascimento de Bárbara Maix.

Nosso blog, veículo de comunicação construído por todos e todas, aguarda a contribuição de cada um e cada uma com o envio de material alusivo as datas citadas.

Contamos com cada uma e cada uma!

Redação
blogbeatificacao@gmail.com

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Novena Coração de Maria


"É uma alegria certa quando se sabe que que, em certos tempos, todas fazem o mesmo em honra do Coração de Maria, fazendo cada uma o que pode, e assim se agrada a Deus" (B. Maix,1871, 14.09.1871).

É neste espírito que iniciamos a Novena do Coração de Maria. Neste tempo em todas as Comunidades e espaços de Missão onde as Irmãs do Imaculado Coração de Maria e as vocacionadas: Aspirantes, postulantes e Noviças estiverem presentes, aí se faz memória do Coração de Maria, lugar privilegiado da manifestação do amor terno e materno do próprio Deus.

Que a nossa comunhão através das preces, independente da língua ou do rito nos fortaleça na defesa e promoçaõ da Vida em fidelidade ao Reino de Deus.

Fonte: Blog ICM Formação

terça-feira, 9 de junho de 2009

Grupo de leigas e leigos ICM - Fortaleza-CE define ação para 2009

O grupo de leigas e leigos de Fortaleza, CE, esteve reunido para programar suas atividades para o ano de 2009.

No último dia 26 de abril, na Comunidade Irma Preto, em Goiabeira, Fortaleza, aconteceu mais um encontro da Comunidade Leiga ICM de Fortaleza, onde confirmamos que a cada encontro renovamos o compromisso de ser um/a leigo/a ICM, fica em nós a certeza de que estarmos juntos é fortalecedor, animador.

Perpassou por esse encontro a preparação, as discussões, o ânimo, as energias do processo de canonização de Bárbara. Como também toda a experiência vivida pelas irmãs inseridas no Seminário da Vida Religiosa Inserida que aconteceu de 17 a 20 de abril, em Carpina, Pernambuco.

Acolhemos com alegria as postulantes Alberlândia e Maria Elza, as irmãs Maria Odete Pereira, Leonizia Comin e Rosa Ilma. Como também a coordenação provincial para o triênio 2009-2011 Coordenação Provincial Ir. Ivonete F.Morais; Vice e Secretária: Ir. Roselei Bertoldo; Economia: Ir. Judite Mendes da Silva; Formação: Ir. Marinete F.dos Santos e Ação Missionária: Ir. Lucimar de Aquino. Saudamos todas vocês na pessoa de Irmã Ivonete, companheira e amiga.


“Felizes são aqueles que empregam a sua vida” (Bárbara Maix), a carta escrita por Bárbara e lida por Irmã Maria Odete nos levou a reflexão de que a vida o percurso realizado por ela é aquele que devemos realizar: o carinho de Bárbara com as suas filhas; a união; o trabalho em comunidade; a confiança Deus, um Deus tão presente na vida missionária; acreditar e o agir.

As partilhas de vida são momentos importantíssimos para cada leigo e leiga que participam dos encontros. Cada uma e cada um expressa com afeto seus desafios pessoais e comunitários enfrentados no dia-dia, na família, no trabalho, na comunidade, no bairro. São momentos de partilhas, de reflexão e busca de melhores dias. Os desafios apresentados vão mostrando que estamos envolvidas(os) em situações semelhantes nos trabalhos realizados por nós.

O que marca os encontros dos(as) leigos(as) é o engajamento pastoral, social e comunitário que cada uma e cada um vive, são leigas e leigas, estudantes, educadores, agente de pastoral, profissionais em diversos campos... Membros das comunidades eclesiais de base e seguidores da Teologia da Libertação (TL) que buscam encontrar na espiritualidade libertadora caminhos para driblar, superar, as dificuldades encontradas nos espaços eclesiais e sociais. Esses desafios são muitos, nesse sentido, pode-se se dizer queremos fortalecer as (a) comunidades eclesiais de base (CEBs), animando, celebrando, comungando, a partir das práticas de Bárbara que hoje são realizadas pelas nossas irmãs.

Para dar continuidades a esses encontros organizamos nossa agenda com um planejamento para 2009:

10 de maio de 2009 (domingo) – Missa em comemoração aos 161 anos de fundação da Congregação, na Comunidade São Pedro de Goiabeiras – Área Pastoral da Barra do Ceará;

24 a 30 de agosto de 2009 – Missão em processo da Beatificação de Bárbara Maix – Quixelô, Ceará;


20 a 26 de abril de 2009 – Missão: Poço Branco, Rio Grande do Norte;


25 a 31 de outubro de 2009 –, Missão: Santa Helena – Maranhão;

12 e 13 de setembro de 2009, retiro;

28 de novembro: confraternização de Natal (nesse mesmo dia haverá o planejamento para 2010).

Todos(as) leigos(as) ICM atentos(as) ao processo de beatificação de Bárbara Maix.

Grupo de Ligas e Leigos, ICM, Foraleza-CE


Fonte: Província de Cristo Libertador
blogbeatificacao@gmail.com

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Província de Porto Alegre destaca: “Vivemos um tempo Histórico”

Irmãs do Imaculado coração de Maria, da Província de Porto Alegre (RS) partilham conosco sua expectativa sobra a beatificação da Venerável Bárbara Maix. Em nota assinada pelo Conselho Provincial, as irmãs destacam o fortalecimento das relações de comunhão partilha e solidariedade e confirmam a singularidade desse momento de expectativa.

Confira!


Cada passo do processo de Beatificação/Canonização de nossa Fundadora Bárbara Maix tem sido, em nossa Província, expressão de alegria, contentamento, esperança, gestos de solidariedade, comunicação, celebrações por parte das Irmãs e leigos/as. Manifestamos sentimentos na perspectiva de reavivar nossas relações de fraternidade, amor, perdão-reconciliação que Bárbara experienciou e suscitou em todos os que abraçam o se encantam com seu projeto de vida.

Vivemos um tempo histórico, no qual Deus, em seu dinamismo Trinitário, nos convoca a reassumir, com renovado ardor, o carisma, a mística e a missão legados por Bárbara Maix.

A memória do testemunho de tantas companheiras nos encoraja a avançar mais no resgate do espírito primeiro de pertença, de olhar a realidade do mundo, de atualizar nossa resposta aos apelos de Deus que se realiza no clamor daqueles que são os destinatários de nossa vida e missão: os pobres.

Nos mais diferentes espaços de missão da Província, vivenciamos momentos significativos de anúncio, tornando mais conhecida essa grande e admirável mulher: Bárbara, na heroicidade de suas virtudes.

O testemunho de vida, a mística de Bárbara tem fortalecido relações de comunhão, de partilha e solidariedade, atitudes favoráveis no cuidado da vida fazendo acontecer o Reino de Deus e a sua justiça.

Estamos comprometidos/as com as exigências da missão ICM e por isso, nos colocamos disponíveis na realização do mesmo ideal da Venerável Bárbara Maix de em tudo: “procurar o Reino de Deus e sua justiça em nós mesmos e naqueles que nos são confiados” (cf. Petrópolis, 5 de setembro de 1871).

Conselho Provincial

blogbeatificação@gmail.com

Retiro/Educadores ICM

No dia 30 de maio de 2009, estiveram reunidos no Instituto Imaculado Coração de Maria, em São Cristóvão/RJ, Educadores da Escola N. Sra. do Carmo e Escola Pio XII, ambas do Rio de Janeiro, para um dia de Retiro, que acontece anualmente.

O evento foi organizado pelo Serviço de Pastoral Escolar – SPE das duas Escolas e assessorado por Ir. Maria Aparecida Barbosa – ICM. O tema escolhido para este ano foi "Educador Missionário da justiça" e o lema "Viver os dons na dimensão do serviço".

No encontro, os educadores refletira também a missão que tem como base "Educar para a comunhão".

A data escolhida favoreceu a reflexão: Celebração da Festa de Pentecostes.


Pontos fortes:
• O perfil da Educador ICM tem como modelo a pessoa de Jesus Cristo, seu modo de vida – Projeto Educativo ICM;
• À luz da carta aos Filipenses – as atitudes e a vida de Paulo, que aconselha seus irmãos na cidade de Filipos;
• Educar para comunhão exige desprender-se e ir ao encontro do outro;
• A exemplo de Jesus – Retirar-se para revitalizar a missão do educar;
• Instrumentos da Boa Nova do Reino – missão de evangelizarmos para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

Foi um dia de profundo encontro com Deus e com o irmão.



Por: Wallace Soares
blogbeatificacao@gmail.com


Igreja onde Bárbara Maix rezava lembra 160 da Congregação

A turma 51 (5º Ano de Escolaridade) representando a Escola Pio XII, participou de uma Celebração Eucarística na Igreja N. Sra. do Terço, no centro do Rio de Janeiro, no dia 28 de maio de 2009. A celebração teve como motivação a os 160 anos de Fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e a prepação ao processo de Beatificação de sua fundadora, a Venerável Bárbara Maix, pois essa Igreja foi uma das que, segundo a história, Bárbara muitas vezes participou de Celebrações Eucarísticas e fez suas orações cotidianas.