quinta-feira, 30 de abril de 2009

Irmã Maria Zení fala ao Blog Pró-Beatificação

Ir. Maria Zení

Obrigada pelo envio do e-mail. Assim aproveitei para reler toda matéria contida no Blog Beatificação. De fato, é uma explosão de alegria que, num ritmo acelerado, vem pontuando os sinais de ousadia profética de tão santa mulher e, simultaneamente, nos impulsiona a alimentar qualitativamente a esperança em nossa missão.


A lucidez de Bárbara diante dos desafios de sua época, quer no país de origem, quer no país onde Deus a transplantou, nos ajude a discernir na mistura de elementos diferentes, ou, às vezes contraditórios, os horizontes que nos circundam e nos imprima coragem para assumir novas estragégias que favoreçam a explicitação do Carisma que nos legou.

Na certeza de que o andamento do Processo de Beatificação nos tem provocado e motivado, a nós Irmãs, Formandas, Leigos e Leigas a viver o Projeto de Deus numa espiritualidade exodal, a exemplo de Jesus, nosso abraço ICM.

Irmã Maria Zení do Nascimento

Irmã Maria Zení foi Diretora Geral da Congregação entre os anos de 2003-2008


***************************************
Comunicações

Que feliz notícia!
Saber que temos uma intercessora tão próxima é de grande valia para nossa caminhada de fé.
Rogo a Deus que seja breve o desfecho dessa feliz história.
Atenciosamente
Profª Maria Tereza



Redação

blogbeatificacao@gmail.com

quarta-feira, 29 de abril de 2009

AÇÃO DE GRAÇAS

Ação de Graças:
a Graça em Ação,
durante os 150 anos
de nossa querida Congregação,
gestada no silêncio orante
de uma figura feminina contagiante!

E não podendo permanecer em Viena,
partiram para além fronteiras
Bárbara, com vinte e uma companheiras,
rumo ao incerto,
certa, porém, de Deus a vontade suprema.

Brasil é o berço da novidade original,
da manifestação do Espírito,
nas urgências do povo sofredor,
fazendo ouvir o seu clamor,
por quem fora um “fracasso total”.

Quanta Fé para dar esses passos,
abandonada nos braços
do Pai-Mãe que lhe diz:
“Estejas tranqüila! Conta comigo!
Sou contigo!”

Lançada a semente,
aquecida, cuidadosamente,
pelo Sol de um imenso amor,
protegida e guardada pelo Senhor,
cresce viçosa pelos 150 anos afora!

150 anos – Tempo Jubilar!
Tempo de Graça, de Reconciliação,
somos convocadas a preparar
nos 2000 anos do Verbo a Encarnação
e de Bárbara, o Processo de Canonização.

Quantas vidas, no anonimato, doadas,
quanto amor e gestos partilhados,
a caminho com nossos irmãos!
Irmãs capazes de acolher os escolhidos,
os preferidos do Terno Coração.

O projeto profético de Bárbara,
seu compromisso com a vida,
deve por nós ser assumido,
com os olhos fitos no chão
e nas alturas, o coração.

Façamos, pois, um grande cofre
do Coração de nossa Mãe, Maria,
onde colocamos dores, aflições
e também toda alegria
de nossos trabalhos e realizações.

Ao Teu Reino pertence
esta Obra iniciada.
E, com a certeza do Teu AMOR,
será por Ti completada.
Graças Te damos, Senhor!

Ir. Carmen Ritter

(Transcrito do livreto “Reflexões e Escritos
sobre Bárbara Maix” –Província Caxias do
Sul – Ano 1999)

E, hoje,
dez anos passados,
discipulado e missão
acumulamos,
junto aos excluídos,
os preferidos
do seu maternal coração.

Agora,
Bárbara querida,
é chegada a hora
de ser reconhecida
que, do Pai, a Vontade
foi cumprida.

Por isso, suplicamos,
à SSma. Trindade
que, de Venerável,
sua Beatificação
se canonize;
e seja proclamada
Bem-aventurada.

Ir. Carmen Ritter

(Ano 2009).

blogbeatificacao@gmail.com

Ressonância da Aprovação do Milagre de Bárbara Maix

É com imensa alegria, emoção e satisfação que recebo esta noticia [Aprovação do milagre intermediado por Bárbara Maix], meu coração exulta de felicidade. Seria impossível definir o que sinto! Antes mesmo de saber da noticia, senti uma alegria que somente quem a vive é que sabe: Alguma noticia muito boa iria chegar! E foi assim que aconteceu.

Por tudo Deus seja Louvado!!! Ele que permite que possamos enxergar com nossos olhos em vida, este acontecimento.

Não tenho palavras para exprimir o que sinto, felizes todas que "acreditamos sem ter visto".... A Venerável adorada Madre Bárbara, nosso agradecimento por todas as bençãos recebidas durante todos os anos na Ilha do Bom Jesus! Agradeço às irmãs Judith Balestrin e Ermilda o carinho, por ter-me dado a grande noticia.

Como podem observar nestas fotos feitas no dia 24 de Abril com as crianças, no pátio do Santuário Jesus da Coluna, a alegria da turma que estava celebrando um aniversário, por trás da foto uma grande luz que não explicamos porque não tinha sol, certamente Irmã Bárbara estava festejando conosco já que horas antes tínhamos informado a turma da grande noticia!!!


Abraço carinhoso em Cristo Jesus, extensivo a todas as Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Mercedes Valpassos
Ballet Brasil da Ilha do Bom Jesus em Rio de Janeiro


ESCLARECIMENTO

Caro Magnus Paz e Bem, sou Mercedes Valpassos do Ballet Brasil da Ilha do Bom Jesus, já enviei um depoimento semanas atrás e gostaria que se fosse possível tirasse do meu relatório referente as fotos quando coloquei que "a luz atrás refletida era inexplicável porque não tinha sol'. NA REALIDADE TINHA UMA LÂMPADA atrás que eu ignorava que existisse, e no momento da foto estava acesa. Eu ví com meu interior a luz de Irmã Bárbara e eu passei isso para vcs, convicta e sem verificar se existia alguma outra explicação, será possível vc tirar essa parte do depoimento? Eu agradeço pelo carinho e peço desculpas a vc neste momento, e em prece para todos que leram. Deus seja louvado pela Sua Missericórdia infinita. Mercedes Ballet Brasil

****************************************************
Comunicações


Revmas. Irmãs da Cong. do Imac. Coração de Maria,
Felicitações!...

É com grande alegria que compartilhamos neste momento da felicidade e parabenizar a todas as irmãs da Congregação, pelo justo reconhecimento eclesial da confirmação anunciada a beatificação da venerável BÁRBARA MAIX,, seus bons exemplos, sua incansável vida apostólica, deu a ela este grandioso e meritório título, por isso, peçamos cada vêz mais sua intercessão para o bem das almas e para maior glória de Deus.

PARABENS!...

Com carinho e amizade,

Célia Cristina
Artely Artigos Católicos

****************************************************

Gracias muchas gracias Magnus Regis! Por enviarme a MARAVILHOSA NOTICIA DA APROVACIÓN DEL MILAGRO. Que Bárbara nos ajude a todos sermos cada vez mais fiéis seguidores de Jesus.

Hermana TEOLIDE


****************************************************


Redação

Blogbeatificacao@gmail.com

terça-feira, 28 de abril de 2009

Site 'Santos do Brasil' volta a destacar processo de beatificação de Bárbara Maix


Novos passos para a aprovação do milagre obtido pela intercessão da Venerável Madre Bárbara Maix. Quando o Papa conceder o Decreto sobre o Milagre, estará marcada, então, a sua beatificação!

Conforme notícia enviada pela Diretora Geral da Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, a cura prodigiosa de um menino de 4 anos, em 1944, já foi aprovada pela comissão de médicos e pela comissão de teólogos da Congregação para as Causas dos Santos. Está, agora, sendo analisada pela comissão de Cardeais e Bispos. Se for também aprovada, será apresentada ao Papa Bento XVI para que ele decida se concede ou não o Decreto sobre o Milagre. Ao conceder o Decreto, uma pessoa que jé tem o título de Venerável pode ser beatificada, e normalmente ao conceder o decreto já se marca a data de sua beatificação! A beatificação ocorrerá, como já é de praxe, na diocese onde foi feito o processo diocesano, isto é, na Arquidiocese de Porto Alegre! Vamos acompanhar com nossas orações, pedindo a Deus que ilumine Cardeais e Bispos e o Papa para que tomem as decisões que forem necessárias para o bem de toda a Igreja, em particular, para que tenhamos a graça da veneração pública de Madre Bárbara! Que grande mulher!

Leia a íntegra da comunicação enviada por Irmã Marlise:

“Nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, estamos vivendo um tempo privilegiado de graça e bênção, para a Congregação e para a Igreja. Aos 19 de junho de 1993, na Cúria Metropolitana de Porto Alegre - RS, realizou-se a Sessão de Abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade da Fundadora da Congregação, Madre Maria Bárbara da Santíssima Trindade (Bárbara Maix). Em 03 de julho de 2008, o Papa Bento XVI autorizou o Dicastério a promulgar o Decreto referente às virtudes heróicas da Serva de Deus, Madre Maria Bárbara da SS. Trindade - Bárbara Maix, que, a partir dessa data, passou a ser Venerável na Igreja. O Processo teve continuidade e, hoje vimos, com muita alegria, comunicar que, no dia 22 de abril próximo passado, realizou-se o Congresso dos Teólogos, em Roma, sobre a cura prodigiosa do Sr. Onorino Ecker. Onorino, um menino de 4 anos de idade, sofreu Queimadura com água fervente, brasas ardentes e vapores a alta temperatura, com grave estado de choque e queimaduras de II e III grau (em 1944). A Cura foi rápida, completa e duradoura. A comissão, com unanimidade, reconheceu ser MILAGRE a cura, obtida pela intercessão da Venerável Bárbara Maix. Conforme a Postuladora, Irmã Gentila Richetti, o Relatório e Voto dos Teólogos será impresso e apresentado na Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos. A Congregação das Causas dos Santos emanará o Decreto que será apresentado ao Papa, a quem cabe autorizar a publicação. Nossa Congregação está em prece, unida à Vida Religiosa e à Igreja do Brasil e do mundo inteiro, particularmente da Arquidiocese de Porto Alegre, onde se realizou o Processo Diocesano, e da Diocese de Caxias do Sul onde aconteceu o Milagre. Servimo-nos da presente para comunicar a feliz notícia: a proximidade da Beatificação de nossa Fundadora, Bárbara Maix. Contando com vossas preces, nosso terno abraço, Porto Alegre, 24 de abril de 2009”.

Irmã Marlise Hendges
Diretora Geral

Acessem os sites:

http://www.icm-sec.org.br/

http://www.barbaramaix.blogspot.com/

Deus seja louvado!

Fonte: www.santosdobrasil.org.br

Pensionato São Benedito (RS)

A Comunidade do Pensionato São Benedito, Porto Alegre, RS, sob a Direção de Irmã Otilia Zilles, na noite do dia 23 de abril oportunizou rica reflexão, conforme costume semanal. Mas, esta noite foi específica na campanhia de Bárbara Maix, refletido, aprofundando, rezando o evento do dia 22/04, quando foi reconhecido o milagre da cura do menino Onorino Ecker, pela intercessão de Bárbara Maix.


Foi muito significativo o aprendizado, especialmente no que se refere a vivência das virtudes de forma heróica, evangélica, sem desanimar. Bárbara, cheia de fé, confiança e esperança entregava sua vida, atividades, projetos e sonhos a Deus para que Ele ajudasse encaminhar tudo da melhor forma possível, mas "acima de tudo que se realizasse a Vontade de Deus.

Aconteceu na Sede Geral

MOMENTOS - Dias 21, 22 e 23 de abril intensificaram-se as orações na Comunidade da Sede Geral em torno da vida, virtudes, santidade, carisma, mística e missão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix.

Os reflexos de sua vida, testemunho e profecia insidem fortes e abundantes na vida da Congregação, na vida de cada Irmã e de muitos leigos/as, povo que a conhecem, amam e pedem sua intercessão.



Com os corações plenos de ação de graças e em grande ofertório louvamos "Deus Trindade, que Bárbara tinha por refúgio, âncora e fortaleza." Gratidão pelos prodigios que Deus quis realizar através de sua simples, santa e amada criatura, Bárbara Maix.



Por: Irmã Amelia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

sábado, 25 de abril de 2009

ENTREVISTA: Ir. Marlise Hendges, Diretora Geral da congregação fala ao Blog Pró-Beatificação

Queridos Amigos e Amigas,

Sem dúvida tivemos uma semana abençoada. Após longa expectativa, o Congresso de Teólogos aprovou o milagre de Onorio Ecker, atribuído a Bárbara Maix. A notícia ainda causa ressonância. Deus seja louvado!

E dando prosseguimento a série de entrevistas para o blog, quem nos fala agora é Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A diretora relata importância do processo de beatificação da fundadora Bárbara Maix para a Congregação e para a Igreja como um todo.

Sobre Bárbara, Ir. Marlise afirma “Era preciso que o seu exemplo fosse divulgado, para que outras pessoas pudessem se inspirar e perceber que a doação da vida, apesar dos sofrimentos, vale a pena”.

Por: Magnus Regis
blogbeatificaçao@gmail.com


Confira!


Ir. Marlise Hendges
Diretora Geral


Blog: Irmã Marlise, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, vive a expectativa da Beatificação de Bárbara Maix, que já foi declarada venerável. O que representa a Beatificação da fundadora para a Congregação e para a Igreja?

Ir. Marlise:
A Beatificação de Bárbara será um evento de um significado profundo e comprometedor para a Congregação. Ao mesmo tempo em que é motivo de alegria e louvor a Deus, pelo reconhecimento da sua vida de santidade, que vai se consolidando é, também, um apelo e um desafio para uma verdadeira conversão, para que vivamos do modo como ela viveu. Assim, acreditamos, será um revigoramento para toda a Congregação, levando-nos a buscar na fonte original a força dinamizadora para darmos continuidade a esta obra que, conforme Bárbara afirmou, é de Deus. À medida que a Congregação foi conhecendo mais a vida da Fundadora, sua missão, seus escritos, foi percebendo que não poderia reter esta riqueza de vida apenas para si. Era preciso que o seu exemplo fosse divulgado, para que outras pessoas pudessem se inspirar e perceber que a doação da vida, apesar dos sofrimentos, vale a pena e que leva à verdadeira realização. Foi, dessa forma, iniciado o processo de Beatificação que está chegando, acreditamos, à feliz culminância. A Beatificação de Bárbara representa também uma homenagem pública que a Congregação presta à sua Fundadora, revelando para a Igreja e para o mundo, o quanto foi fecunda e eficaz sua vida e missão, à testa da Congregação, que já completa 160 anos de existência. Ao declarar Bárbara como Beata, a Igreja apresentará mais um exemplo de alguém que viveu e se comprometeu com a fé cristã, no concreto da vida.

Blog: Bárbara Maix foi uma mulher à frente de seu tempo. Que marcas ela deixou que hoje podem ser assimiladas não apenas pelas Irmãs mas a Igreja em geral?


Ir. Marlise:
Sim, considerando a época em que viveu, em que a mulher era colocada em situação de inferioridade, Bárbara assumiu sua condição feminina com grande maturidade, autonomia e espírito de iniciativa, pouco comuns às mulheres de então. Vivendo num período de dominação e autoritarismo, soube adotar critérios democráticos e participativos com os sujeitos da missão. O “fino trato”, que recomendava às Irmãs, era também a forma como ela própria lidava com as pessoas. Possuía uma psicologia natural nas relações humanas, priorizando o respeito à individualidade, a educação integral da pessoa, a promoção e a dignidade humana e a opção preferencial pelos pobres. Exigia condições de vida digna para atender as meninas órfãs e empobrecidas, que lhe eram confiadas. Ao mesmo tempo, adotava posicionamento firme e decidido com autoridades que não concordavam com suas exigências e seu modo cristão de agir e de educar. Esse posicionamento firme e decidido era fruto da clareza de princípios que possuía e do cultivo de uma profunda intimidade com Deus. Foi corajosa e profética ao apresentar valores éticos, morais e espirituais que se opunham aos valores da sociedade. Sempre e em tudo procurou fazer a VONTADE DE DEUS. Hoje, como naquela época, a Vida Religiosa está inserida numa realidade injusta e contrária ao Projeto de Deus. Com Bárbara aprendemos que não podemos nos calar. Nosso ser, agir e falar devem ser uma denúncia das injustiças e anúncio do Projeto de Deus, de um Deus que caminha com seu povo.

Blog: Bárbara está a ponto de ser beatificada, mas em muitas comunidades, a fundadora é considerada uma Santa pelo povo por conta da forte devoção. De onde surge tanta confiança?

Ir. Marlise:
Eu acredito, Magnus, que a confiança das pessoas em Bárbara brota, exatamente, da santidade da sua vida. As pessoas, à medida que vão conhecendo sua vida, todo o bem que realizou, a doação total aos empobrecidos, acreditam que ela já é santa. Sua atitude profética, a capacidade de amar e perdoar, a resistência ao sofrimento, a heroicidade das virtudes e a profunda intimidade com a Trindade, são provas suficientes para acreditar que ela está no céu, junto de Deus, e de lá pode interceder em favor dos que a invocam. E esta fé se comprova pelas inúmeras graças alcançadas. Muitas pessoas comunicaram ter alcançado graças por intermédio dela. Já existem duas edições do livro publicado com o título: “Pediram e alcançaram”. Hoje continuamos a receber cartas de pessoas agraciadas nas mais diferentes situações. E a cura de Onorino Ecker, reconhecida como verdadeiro MILAGRE, no Congresso dos Teólogos, no dia 22 de abril, é uma das provas mais convincentes da santidade da nossa Venerável Bárbara Maix. As pessoas que tem a oportunidade de conhecê-la passam a contar com sua ajuda nas situações concretas da vida e, dizem, alcançarem ajuda por seu intermédio. Isso ocorre com muita frequência.

Blog:
Fazendo uma leitura da vida de Bárbara Maix, qual a principal mensagem que ela nos deixa hoje?

Ir. Marlise:
Para Bárbara, mais do que tudo vale a Vontade de Deus. E a vontade de Deus é que “todos tenham vida e a tenham em abundância”. Dentro do sistema capitalista neoliberal, que gera pobreza, fome, desemprego, exclusão e marginalização, Bárbara nos desafia a defender e a promover a vida, em fidelidade ao Reino de Deus. Nas Constituições de 1852 ela afirma: “Todas/os estão seriamente obrigadas/os a não esquecer os pobres”. Conclama-nos a sermos um testemunho vivo, alegre e eficaz do Reino de Deus, buscando força e alento numa profunda intimidade com a Trindade, confiando plenamente na ação de Deus e inspirando-nos em Maria, como discípula missionária de Jesus de Nazaré. A vivência do perdão, o amor aos pequenos e pobres, a ousadia e o profetismo na defesa da dignidade humana, são apelos fortes que Bárbara deixa para todo o cristão que deseja viver com coerência o seu batismo. A coragem e a fortaleza de Bárbara, diante das inúmeras provações que enfrentou, nos desafiam a não desanimar, a nos manter firmes e confiantes na luta em defesa da vida, especialmente das/os empobrecidas/os. Convoca-nos, ainda, a assumir a missão em Comunidade, a exemplo das Primeiras Comunidades Cristãs, amando e perdoando incondicionalmente a todas/os. Afirma Bárbara: “A caridade deve ser a primeira lei desta Congregação. (...) esta só lei unirá tão estreitamente todos os membros desta Congregação, que todos eles não formarão senão um só coração e uma só alma”. (Const. 1857). Com certeza, e acima de tudo, Bárbara deseja que as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, juntamente com todas as pessoas que se empenham na mesma missão continuem, hoje, colaborando na transformação do rosto desfigurado do mundo, em rosto do Cristo Ressuscitado – o Reino de Deus.

Conselho Geral da Congregação
*****

OBS: A Blog já está apto a receber comentários. Fique a vontade para comentar as matérias, sugestões ou mesmo relato de milagres. è só clicar em 'comentário'

sexta-feira, 24 de abril de 2009


Deus muito se compraz quando Lhe
oferecemos,alegremente, os trabalhos
e contrariedades de todos os dias”

Bárbara Maix, 01/08/1868


PS: O blog já está apto ao recebimento de comentários. Você que acessa nosso blog é convidado e convidada a deixar sua mensagem em nosso espaço, contar para nós sua expectativa, oração ou mesmo relato de milagre.

Sinta-se em casa!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

POSITIVO: Congresso de Teólogos analisa e aprova milagre atribuído a Bárbara Maix




Deus não permitirá que sejamos iludidas
em nossa confiança”
Bárbara Maix (junho-1866)


Cheios de alegria e cantos de louvor ao Deus da Vida, comunicamos o voto positivo do Congresso de Teólogos, no Vaticano, sobre o processo de Beatificação da venerável Bárbara Maix.

A reunião realizada hoje (22), analisou a cura de Onorino Ecker, milagre que contou com a intercessão da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Segundo a postuladora do processo, Ir. Gentila Richetti “Trata-se da etapa final do segundo Processo – sobre o Milagre. Além do parecer médico-legal, o Processo é submetido a exame, por parte de seis Consultores Teólogos e o Promotor da Fé; cada um o examina individualmente. Para a validade do Congresso requer-se a presença de ao menos dois terços dos Consultores convocados”, afirmou em entrevista.

Esse é mais um importante passo do processo de beatificação. Com o voto afirmado, a conclusão do processo de beatificação será apresentada aos Cardeais e Bispos e emanado o Decreto pela Congregação das Causas dos Santos. Por fim, cabe ao Papa a decisão final e autorizar a publicação do mesmo.

COMUNIDADES MANIFESTAM ALEGRIA

Rio Claro, 22 de abril de 2009.

A comunidade educativa do Colégio Purissimo Coração de Maria envia felicitações e manifesta sua profunda alegria a todas as Irmãs do Imaculado Coração de Maria e colaboradores pelo voto positivo dado pela comissão de Teólogos referente ao milagre operado por Bárbara Maix.

Continuamos nossas orações e aguardamos pela confirmação da Beatificação. Comunidade Educativa do Colégio Purissimo Coração de Maria - Rio Claro - SP

Por: Denilson Ansenelo

************************************************
Em nome de Irmã Erena Bernardy, agradecemos as atualizações do Blog, a noticia da aprovação do Milagre e a inclusão dos textos que havíamos solicitado .

Um bom trabalho e que as bênçãos do Senhor sejam abundantes.

Ieda

p/ Irmã Erena

************************************************
Que bom partilhar das alegrias da aprovação do Milagre. Obrigada pela rapidez com que anuncia esta notícia tão esperada. Bárbara o abençoe muito, bem como à sua família.

Ir. Imelda

************************************************
As Irmãs da Comunidade da Sede Geral, com carinho, parabenizam, apoiam, incentivam a intensa participação no processo de Beatificação da Serva de Deus Bárbara Maix.
Com a boa notícia vinda de Roma, todas/os nos alegramos intensamente, e somos convocadas/os a nos aproximarmos mais e mais da santidade confirmada pelas equipes de análise e estudo de Teólogos, lendo, descrevendo e confirmando a heroicidade das virtudes vividas por Bárbara Maix e a realização do milagre em favor de Onorino Ecker.
"Acima de tudo vale a vontade de Deus." (Bárbara Maix)

Pela Comunidade: Ir. Amelia Thiele


Por: Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

terça-feira, 21 de abril de 2009

Província de Caxias do Sul partilha a expectativa da beatificação de Bárbara Maix

A Província de Caxias do Sul nos coloca a expectativa em relação a Beatificação da Venerável Bárbara Maix. Os relatos reafirmam o que declarou Ir. Gentila "A Congregação Está de Joelhos!"

“A oração, que fazemos unidos, penetra o coração de Deus”
(M. B. Maix).


Cresce a nossa expectativa quanto à beatificação da Venerável Bárbara Maix. O processo para chegar à beatificação é longo, mas temos acompanhado como expectadores e devotos de Bárbara, trilhando um caminho paralelo de intensa oração, pois sabemos que um acontecimento como este é uma grande bênção para Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e nós, que de uma forma ou de outra fazemos parte desta Congregação, também nos sentimos agraciados por esta bênção. Sendo Bárbara uma mulher de grandes virtudes cristãs e enorme carisma, vivenciados ao longo de seus dias, nos faz acreditar ainda mais que sua beatificação está próxima de se concretizar. Por isso, cada vez que temos uma notícia sobre o processo, esta expectativa se renova e nos enche de orgulho.

Juliana Paula dos Santos Olsen- Caxias do Sul



Rumo à santificação de Bárbara Maix, são construídas inúmeras expectativas, com especial destaque aos estudos das obras e milagres atribuídos à nossa Fundadora. Na certeza de que Bárbara será aceita pelas autoridades eclesiais, continuamos propagando a imensa confiança e amor que temos por ela. Para nós, Bárbara é aquela que faz parte do dia-a-dia e do nosso fazer. É impossível trabalhar com as crianças e os jovens sem lembrar de tudo o que aprendemos de Bárbara Maix.

Professora Maria Isabel Perini Heberlê – Caxias do Sul



Crer no transcendente é a motivação que nos faz acordar todos os dias, principalmente em tempos difíceis, quando a maldade quer imperar em nosso meio. Para mim está comprovado o fenômeno da cura e da força através da fé que nos leva a acreditar que o dia 22 de abril de 2009
seja o grande dia, onde só vai confirmar a nossa fé nos milagres de MADRE MARIA BÁRBARA DA SS. TRINDADE e esperança na sua santificação.

Marlene Jussara Lovison da Silva- Caxias do Sul


Na vida, todos nós temos um projeto, seja com ideais, metas ou aprendizagens, para o bem ou para o mal. Mas, de um modo ou de outro, buscamos referências para dar continuidade sobre projetos, exemplos de vida, maneira de ser e agir, na busca da paz, saúde e felicidade. É pelos bons exemplos que procuramos seguir ou imitar, através da caminhada e vivência de bons valores que a vida nos oferece que podemos dizer “valeu a pena”, como um grande modelo para todos nós. O que quero dizer com isso? Agradecer a Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, por esta oportunidade de participar da “família” dela, como aluno e professor-educador, deste querido Colégio Madre Imilda e procurar seguir os seus ensinamentos.

Professor Daltro Castilhos Rodrigues- Caxias do Sul


"O Brasil precisa de Santos, de muitos Santos”.
Com as palavras do Papa João Paulo II, reforço minhas orações pessoais e na comunidade da Escola Madre Imilda, pela Beatificação da Venerável Bárbara Maix. Desde que iniciei meu trabalho nesta Instituição, aprendi a admirá-la, orando, cantando e refletindo sobre Vida e suas citações, que parecem escritas hoje, muito louváveis e certas para nossos dias atuais.
Estou certa e esperançosa nas minhas orações, de que, em um pequeno espaço de tempo, teremos nossa Santa e seremos muitos, seus fieis, pois os Santos edificam a vida e a fé de todos os batizados e os impulsionam, cada vez mais, a seguirem os passos de Jesus Cristo.
Continuarei orando, para que Deus ilumine a todas as Irmãs da Congregação em sua missão e lhes conceda, pela intercessão da Venerável Maria Bárbara, um trabalho apostólico cheio de esperança.
" Por tudo, Deus seja louvado"! (B. Maix)

Professora Neusila Pohlmann Rocha- Caxias do Sul


Tive contato com o legado de Bárbara Maix, pela primeira vez, quando estudei na Escola madre Imilda. Mesmo criança, já percebia nesta Instituição e nos seus educadores, demonstração de competência, de dedicação, afeto e amor.
Hoje, como docente desta mesma Instituição Colégio Madre Imilda - procuro seguir esses exemplos inteiramente baseados nos ensinamentos da Venerável Bárbara Maix.
O processo de beatificação de nossa Fundadora é o reconhecimento de uma vida de dedicação ao próximo e que, pela sua veracidade, retransmitiu-se, através dos tempos, por meio de sua Congregação, a das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Sou fiel devota de Bárbara e aguardo com muita fé e esperança a sua santificação, orando pessoalmente e com meus alunos e familiares.
Professora Gabriele Molon –Caxias do Sul


A cada dia, aproxima-se mais a data de 22 de abril de 2009. Para quem já tem a graça de conhecer um pouco da história de Bárbara Maix e sua Obra, sabe-se que é uma data muito especial. A cada dia, aproxima-se o momento da Beatificação da Fundadora das Irmãs do Imaculado Coração de Maria: “Deus contou o tempo e a hora. No tempo certo, virá o auxilio.” Bárbara e suas virtudes, tão fortemente vivenciadas, são testemunho de vida para todos que estão tendo o privilégio de ir conhecendo a sua pessoa. Como não se encantar, admirar e louvar a Deus por uma vida de dedicação ao outro, deixando Deus conduzir seus caminhos, colocando a vontade de Deus acima das próprias vontades? Vivemos um tempo de alegre expectativa, aprendendo a entregar a Bárbara nossos pedidos e agradecimentos, confiantes de que ela possa interceder junto ao Criador por nossos merecimentos, na certeza de que “....tudo tem o seu tempo estabelecido por Deus”.
Marli Parizotto - Colégio Madre Imilda - Caxias do Sul - RS


Bárbara, Diamante Austríaco!
Ao longo do Processo de Beatificação de Bárbara Maix, passos importantes foram dados: compilações de documentos, comprovação do milagre, torná-la Venerável, apreciação dos Teólogos. Muito pouco falta para torná-la mais conhecida no mundo todo. Sua santidade começou na Áustria e vingou no Brasil. Atravessou a imensidão de oceano para por em prática seu imensurável amor e doação em terras estrangeiras. Suas ações foram concretas, palpáveis, germinaram e se estendem, por estes longos 160 anos, em solo brasileiro. Venceu fronteiras e contemplou os pobres de outras nações como: África, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Haiti, Itália.
Santa ela se tornou através de suas obras que foram edificadas em nome de Deus, através de seu esforço, renúncia, privações, junto com suas companheiras. Ela se vestia das misérias alheias e o manto que cobria seu coração era de ouro puro. Suas maiores preocupações eram com a classe menos favorecida, e suas palavras eram um apelo para que suas seguidoras se mantivessem fiéis aos seus ensinamentos.
Hoje, esta iminente celebração que já festejamos, antecipadamente, em nosso coração, é o reconhecimento humano de uma personagem que viveu imbuída pelo amor ao seu semelhante. O “Milagre”, que será reconhecido, é uma pérola perante sua entrega ao outro, comparada com a imensidão de “diamantes-pessoas” que ela lapidou, beneficiou, amou, com toda sua força, coragem e audácia enquanto viva. Ela mudou o contexto histórico de sua época e suas palavras, como as de Cristo, permanecem vivas dentro de nós, nos impulsionando a termos atitudes concretas para dar continuidade a tão preciosos ensinamentos.
Sendo membro leigo desta Congregação desejo que, esta imensurável Beatificação, renove as energias e fé de cada um/a que, participou e está ativo/a, na construção desta história e na fecundidade de mais vida que ela promove.
Aguardamos com expectativa o parecer de Roma para sua Beatificação, mas nosso coração, já vive a glória do reconhecimento e exulta: “Viva a Beatificação de Bárbara Maix!”.

Ieda Lúcia Dal Prá - Funcionária da Sede Província de Caxias do Sul/RS


Bárbara Maix, mulher de grande fé, firme em seus propósitos, a frente do seu tempo. Foi e é um exemplo a ser seguido. Fundou com coragem e determinação uma Congregação fundamentada em Jesus Cristo, na solidariedade e na perseverança. Assim, com uma vida tão sublime, encontra-se em processo de beatificação e, espero com isso, que o mundo conheça e admire a trajetória de vida dessa mulher grandiosa que viveu na simplicidade, na propagação da Palavra de Jesus Cristo, no acolhimento aos necessitados,... deixando uma Congregação empenhada em continuar a sua missão.

Professora Jussara Maria Maschio Lorenzi – Caxias do Sul

Expectativas e Esperanças
Falar sobre as expectativas quanto à beatificação de nossa Fundadora, a Venerável Bárbara Maix, é um momento de graça e de pura emoção, pois esta santa mulher conseguiu fazer de sua vida de trabalho, lutas, sofrimentos, uma jornada de exemplos visíveis de perseverança, coragem, confiança, paciência, justiça, humildade, perdão, esperança, amor e fé.
Por isso, em cada um de seus ensinamentos, em cada uma de suas ações, está presente a força da Santíssima Trindade, iluminando seus passos.
Acredito mesmo que temos aí mais uma Santa, que para nós que fazemos parte de uma das obras da Congregação do Imaculado Coração de Maria, não é somente mais uma santa, mas a nossa Bárbara, que já demonstrou, através de milagres, ser digna de pertencer ao seleto grupo de Santas e Santos da Corte Celestial.
Continuo unida em preces com todos(as) aqueles(as) que, como eu, acreditam que “Acima de tudo vale a vontade de Deus” e Ele continua ouvindo nossas orações e, certamente, atenderá nossas preces, no sentido de beatificar e santificar Bárbara Maix.

Iolanda da Fonseca Branco - Vice-Diretora do Colégio Madre Imilda-Caxias do Sul

domingo, 19 de abril de 2009

Província de Cristo Libertador celebra 20 anos de fundação e atuação no Norte e Nordeste

Trindade Santa Sois Comunhão
Em vós buscamos Libertação

Hoje a Província de Cristo Libertador da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está em festa! Celebramos neste domingo (19), dia dedicado a Cristo Libertador, os 20 anos de atuação da Congregação no Norte e Nordeste do país.


A presença ICM através da Província começou no ano de 1964 e 1969 nos Estados do Rio Grande do Norte e da Bahia. Já nos anos 70 foi a vez de marcar a presença nos no norte do Brasil pelo o Estado de Goiás. Mas, somente após 24 anos de presença instalada na região foi que aconteceu a fundação da província.

Segundo explica Ir. Eurídes Alves de Oliveira, coordenadora provincial entre os anos de 2003-2008 “A primeiras povoações tinham, como objetivo imediato suprir e/ou complementar o ministério pastoral do pároco, ou seja, serem “vigárias”.
Mas as irmãs desde o primeiro momento assumiram concomitantemente serviços profissionais na área da educação e saúde em instituições mantidas pela igreja local, ou pelo poder público (hospitais e escolas), incluindo funções administrativas. Essas foram também alternativas de manutenção das comunidades que não podiam depender e nem mesmo sobrecarregar financeiramente as Províncias”.



Hoje a presença das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, através da Província de Cristo Libertador que possui sede no Conjunto São Paulo em Teresina, se dá através de 50 irmãs distribuídas em 14 comunidades nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Tocantins.

Todas inseridas nos meios populares, nas periferias das cidades e nos acampamentos e assentamentos rurais. Atuamos no Trabalho de Evangelização e Educação popular, prioritariamente na formação de lideranças e na organização do povo empobrecido, tendo como sujeitos específicos as crianças e adolescentes, os Jovens e as mulheres empobrecidas. Investimos muito na formação para a consciência crítica, sócio - cultural, política, ecológica e religiosa, procurando unir fé e luta, resgatar e promover a vida onde ela está ameaçada.

Com o apoio financeiro da Sociedade Educação e Caridade – SEC, desenvolvemos de forma articulada com as pastorais sociais e organizações afins existentes nas localidades onde atuamos, vários projetos sociais, educativos na área da saúde comunitária através da pastoral da criança; vários núcleos de atendimento a crianças e Adolescentes em situação de risco e exclusão social, através de oficinas de reforço escolar, arte, música, teatro e formação para a cidadania. Temos várias irmãs atuando junto a CPT – comissão pastoral da terra, Movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST, nos movimentos de mulheres, nos Centros de Direitos Humanos, nos Conselhos e fóruns de direitos, nos núcleos de economia solidária. [Ir. Eurídes Alves de Oliveira]



Missa celebra 20 anos de fundação da Província



Para marcar a data uma missa celebrou os 20 anos de fundação da Província de Cristo Libertador, uma missa foi celebrada na manhã deste domingo (19), na comunidade que abriga a sede provincial.

Como forma de homenagem, Leigos e Leigas ICM apresentaram a seguinte carta protagonizada pelo coordenador da Comunidade Nossa Senhora do perpétuo Socorro, Alan Santos.



Mensagem pelos 20 anos da província de Cristo Libertador

“Mais do que tudo vale a vontade de Deus” Bárbara Maix

Demos graças ao Senhor por que ele é bom. Hoje é festa, é alegria, pois celebramos a fundação da Província de Cristo Libertador, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem a fundadora, Madre Bárbara Maix.

“Deus iniciou a obra...” Fiel ao Senhor, Bárbara organizou um grupo de mulheres que colocaram a vontade de Deus acima de qualquer vontade, vivendo em comunidade conforme os primeiros cristãos e cristãs, dedicando-se inteiramente ao serviço dos pobres e excluídos.

Louvemos a Deus pela presença frutuosa, solidária e fraterna de nossas irmãs, discípulas que, a exemplo de sua fundadora, trouxeram consigo a humildade, sinceridade e transparência de coração que até hoje penetra no íntimo daqueles e daquelas sofredores, excluídos e pobres que lutam por uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Com o passar dos anos percebemos nestas companheiras de caminhada provincial a confiança que sempre que sempre depositam nos leigos e leigas, bem como nos ensinam a perceber este Cristo que nos liberta da morte e ressuscita para a vida nova. Eis que faço nova todas as coisas.

Somos gratos e gratas (as) pelo Deus Trindade que em seu mistério de amor, ternura e aconchego nos concedeu a graça de ter em nossa província e também no mundo, mulheres que, assim como Maria, são fiéis a missão que Deus as confia, no anúncio da Boa Nova, na formação pessoal e cristã de homens e mulheres, na doação e partilha de seus dons.

Somos gratos e gratas a estas discípulas que compreendem que sua missão é fazer acontecer no mundo a vontade de Deus, sendo solidárias na defesa da vida de crianças, jovens, mulheres e tantos outros e outras “contemplando o reino de Deus como meta e o pobre como sujeito prioritário da missão”.

Celebrar os vinte anos da Província de Cristo Libertador em nossa paróquia e comunidade é motivo de grande alegria ao Deus Trindade e a Bárbara Maix, fiel serva, pela presença ousada e gratificante destas mulheres anunciadoras da Boa Nova da libertação.

Com fraterno abraço e o nosso muito obrigado

Viva o Cristo Libertador!
Viva as nossas irmãs!
Viva a venerável Bárbara Maix!
Viva a vida pelo Reino!

Fraternalemente

Alan Santos
P/ Leigos de Teresina e Comunidade


COMUNICAÇÕES

Com muito carinho parabenizo as Irmãs da Província Cristo Libertador pelos 20 anos de intensa e fecunda missão. Muitos desafios foram enfrentados e tenho certeza que foi com Cristo Libertador, que hoje na liturgia diz a cada uma de vocês: " A paz esteja com vocês, não tenham medo... recebei o Espírito Santo... ide anunciai a Boa Nova..." Parabéns queridas Irmãs, Filhas de Bárbara, pela bonita caminhada acolhendo, protegendo e promovendo a vida! Parabéns, queridos leigos/as que assumem este mesmo Carisma com tanto carinho! Juntas/os (Irmãs e leigos/as) somos guardiãs do Carisma de Bárbara Maix e ela diz "Quem não avança na vitude retrocede." Eis o convite! Abraços e preces:

Ir. Amelia Thiele




Desejamos às Irmãs que compoe a Província muitas bênçãos na realização dos trabalhos juntos as comunidades.

Que Maria e a Venerável Bárbara Maix as abençôe!

"Nossa Missão é grande e por isso precisamos de virtude no mais alto grau" Bárbara Maix

Por:
Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com



Encerrado encontro: "Pastoral Escolar é a alma da escola"

Prosseguiu o Encontro Nacional da Pastoral Escolar no sábado dia (18) em Parto Alegre –RS.

Pela manhã o Professor Renato, providenciou "todos os ingredientes para fazer pão, cada grupo com um ingrediente e a reflexão do seu significado e a sua função na Pastoral Escolar. O pão cresceu, foi assado e partilhado de forma litúrgica."



De forma muito concreta, profunda e real abordou a metodologia, a dinâmica, o carisma de Bárbara Maix, o legado que nós assumimos como continuadores/as de sua obra.

À tarde, Ir. Pierina Bernardi deu seqüência ao trabalho de forma prática. Recolhendo "o mais precioso de cada exposição" e partiu-se a descrever o perfil da Pastoral Escolar, e retomando o texto e as linhas de ação que contemplam nosso Projeto Educativo atual.


A Pastoral Escolar é a alma da escola, perpassa o todo educativo, envolve as pessoas dentro e fora da escola - educadores, alunos, pais.

A Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria , Irmã Marlise Hendges, compareceu ao encontro e saudou os educadores/as, almejando um trabalho fecundo, profícuo e feliz em tempos tão conturbados. Demonstrou grande apreço e apoio às Obras Educativas.


Por: Ir. Amélia Thiele (RS)
blogbeatificacao@gmail.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pastoral Escolar reúne 58 educadores e educadoras em Porto Alegre (RS)

Desafios e Possibilidades do Serviço da Pastoral Escolar – Com esse tema, a cidade de Porto Alegre (RS) recebe o Encontro Nacional da Pastoral Escolar com a presença de 58 educadores e educadoras das Escolas e Obras Sociais da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Irmã Amélia Thiele, vice-diretora geral da Congregação e Conselheira do Setor de Educação, explica que o objetivo do encontro é “Ressignificar, coletivamente, o Serviço da Pastoral Escolar nas Escolas e Obras Sociais do Imaculado Coração de Maria à luz da história vivida sob o atual Projeto Educativo, projetando o perfil e o papel deste serviço para o futuro”.

A assessoria do encontro ficou a cargo de Solange Nogueira, Ir. Pierina Bernardi e o professor Renato Ferreira Machado, que proporcionaram uma reflexão, aprofundamento e animação para o real da Pastoral Escolar.

Para compreensão do encontro, foram utilizados como subsídios os Documentos da Igreja, Carisma da Venerável Bárbara Maix, Projeto Educativo ICM bem como outros materiais que permitam a dinâmica profunda, real e necessária para a Pastoral Escolar.

Atualmente a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria conta com 20 escolas com presença nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Muito mais do que os conteúdos escolares, as escola e obras ICM se propõem a formação cristã a luz do projeto educativo que contém a mística de Bárbara Maix.



Por:
Magnus Regis e Ir. Amélia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

ENCONTRO: Juventude ICM realiza encontro e debate protagonismo da juventude

Encontro de Juventude ICM – RJ e Santos – SP

“Fora do caminho que Deus traçou,
por melhor e mais alto que voemos,
por maiores virtudes que pratiquemos,
não alcançaremos nosso destino.” (Bárbara Maix)


“Protagonismo da Juventude – Missionários da paz”

Nos dias 27 a 29 de março, o Serviço de Pastoral Escolar realizou o I Encontro de Juventude ICM – " Protagonismo da Juventude – Missionários da Paz", com a participação das Escolas da Congregação: Escolas Nossa Sra. do Carmo e Pio XII (Rio de Janeiro) e Coração de Maria (Santos/SP).

Esse encontro de Juventude ICM é fruto do Congresso de Juventude realizado em São Leopoldo/RS (2006).


1. Objetivo:

O objetivo do I Encontro foi o de reconhecer, valorizar, promover e garantir o Protagonismo Juvenil escolar segundo os princípios e valores do Projeto Educativo ICM, com valiosa oportunidade de convivência, partilha, reflexão e oração.

2. Conteúdo:
O conteúdo do I Encontro foi o acolhimento das experiências vividas como “juventudes” através da orientação do Tema-eixo que é o da Campanha da Fraternidade 2009, “Paz como fruto da Justiça”.

A realização do contexto histórico-carismático sobre a Fundadora Bárbara Maix, ofereceu elementos de biografia e valores da missão para situar a construção da identidade e perfil de Juventude ICM: “Quem somos?” Foram destacadas características humanas essenciais que o Projeto Educativo defende e promove no Marco Operativo de “Pessoas envolvidas no processo”, relativas aos educandos.


A partir desta perspectiva foi dimensionado duas linhas de reflexão:

  • Protagonismo como missionários da Paz.
Para a discussão do protagonismo foi apresentado uma publicação da Revista Veja intitulada “Juventude em Rede” com leitura crítica sobre “modelos” de perfil juvenil a partir do texto, das experiências juvenis do grupo e do “ideal” pretendido na identidade juvenil ICM.

Para iluminar este VER a juventude, foi utilizado como critério de JULGAR as decorrências éticas para uma cultura de paz segundo o texto-base da CF/2009. O AGIR é na continuidade do viver juvenil nos espaços onde se encontram assumindo a identidade que acreditam e valorizam de autonomia, liberdade, participação dentro de valores fundamentais à plenitude da vida.
  • Um futuro de paz e humanidade para todos - A solidariedade é fruto da caridade, expressão de um futuro sem violência.
3. Pontos significativos:
  • O próprio processo de preparação do Encontro com reunião, critérios de participação, formação de equipes assumindo o Encontro em sua estrutura e organização; presença das famílias na Escola aceitando participar da preparação.
  • Presença de educadores das Escolas, sobretudo do Pio XII, que assumiu mais diretamente as assessorias de reflexão, pela disponibilidade, capacidade de convivência amiga e afetiva sem perder a firmeza e a competência num testemunho bonito de vínculo com a proposta.
  • Estrutura física da casa e presença das Irmãs do Instituto imaculado Coração de Maria pela presença dedicada, carinhosa, paciente, compreensiva e de prontidão em procurar atender todas as necessidades do grupo.
  • O reencontro de 12 participantes do Congresso de Juventude ICM como fortalecimento e continuidade a adesão do Projeto.
  • A entrega das mensagens, sobretudo das famílias, emocionando e enriquecendo a partilha mais afetiva com reconhecimento dos jovens sobre o valor da família que acompanha, apóia, reconhece, cuida, participa,ama.
  • As intervenções dos jovens enriquecendo a reflexão, assumindo liderança nos grupos de trabalho, em iniciativas de plenário, em decisões coletivas, nas orações, nas brincadeiras e dinâmicas.
  • A alegria, a energia o gosto pela vida e desejo de conhecer o outro com respeito às diferenças (não houve atritos, brigas, qualquer manifestação depreciativa de alguém ou de alguma situação feita pelos jovens).
  • O desejo de continuidade.
4. Partilhas:
A partir desta primeira experiência de um Encontro maior envolvendo diferentes escolas, mesmo que da mesma Congregação, é necessário:

Rever:
  • Formato de planejamento e organização.
  • Estabelecer critérios mais comuns de participação dos jovens, por exemplo diminuir a diferença de idade para não distanciar os níveis de interesse.
  • Oferecer capacitação aos educadores para um perfil mais específico a presença intencional e planejada com juventude.
  • A “profissão de fé” juvenil de contexto atual marcado pelo niilismo, descartável, provisoriedade, muita informação e ao mesmo tempo, tecnologias de comunicação como extensão do corpo e dos sentidos, pede atenção para não serem abandonados na fé por serem portadores de uma nova linguagem e representação simbólica do desejo, do sentido à vida. São destinatários e protagonistas de que evangelização?
  • Começar a “pensar” o II Encontro.



Por: Solange Maria Nogueira
Coordenação do SPE/Pio XII e membro da equipe de Coordenação Geral do I Encontro de Juventude ICM RJ/Santos-SP.