sexta-feira, 30 de maio de 2014

Campanha “Jogue a favor da vida – Denuncie o Tráfico de Pessoas” será realizada em Porto Alegre


Planejamento – Núcleo de Porto Alegre da Rede Um  Grito Pela Vida planeja as ações para a copa do mundo na capital gaúcha, um das sedes do mundial. Religiosas, leigos/as e apoiadores/as atuarão conjuntamente na Campanha “Jogue a Favor da Vida” para informar, prevenir e denunciar  Tráfico de Pessoas junto aos moradores e turistas.

No último dia 28 de maio, a plenária de planejamento da campanha  foi realizada no Instituto Providência, centro de Porto Alegre. Reuniu Congregações, entidades e pessoas que aderiram à causa. A divulgação da causa contra o tráfico humano será realizada em espaços que, durante a Copa do Mundo, atrairão grande número de turistas e torcedores locais. Serão realizadas ações na rodoviária, shopping’s,  aeroporto, dentre outros espaços.

Também nos dias de jogos, a Rede marcará presença nas proximidades do Estádio Beira Rio, local dos jogos, bem como no Anfiteatro Pôr-do-sol, local escolhido pela FIFA  para a realização do show público FunFest.

“Definiu-se também pela realização de um ato místico-profético, um ato ecumênico de oração em prol de uma copa sem tráfico de pessoas, sem exploração sexual e outras formas de violação de direitos, no dia 11 de junho” disse Irmã Eurides Alves de Oliveira.

O núcleo gaúcho voltará a se reunir no próximo dia 09 de junho para os acertos finais da programação. A reunião é aberta, podendo novas pessoas aderir à causa e ao grupo.

Papa: a vida cristã não é festa, mas "alegria em esperança"


“A tristeza de vocês se converterá em alegria”. A promessa de Jesus aos seus discípulos esteve no centro da Missa desta manhã do Papa Francisco na Casa Santa Marta. Em sua homilia, o Pontífice fez quase um hino à alegria cristã, que, observou, não se pode comprar, mas só receber como dom do Senhor. A alegria dos cristãos, disse ainda, é a “alegria em esperança”:

São Paulo “era muito corajoso”, “porque ele tinha a força no Senhor”. O Papa Francisco desenvolveu a partir desta constatação a sua homilia, toda focalizada na alegria do cristão. Certamente, observou, às vezes até mesmo o Apóstolo dos gentios tinha medo. “Isso acontece com todos nós na vida ter um pouco de medo”, acrescentou. E se faz a pergunta se “não seria melhor abaixar um pouco o nível e ser um pouco não tanto cristão e buscar um compromisso com o mundo”. Paulo, no entanto, sabia que o que ele fazia não era apreciado nem pelos judeus, nem pelos pagãos”, mas ele não pára e, por isso, deve suportar dificuldades e perseguições. Isso, acrescentou, “nos faz pensar em nossos medos, nos nossos temores”. Também Jesus no Getsêmani teve medo, angústia. E em seu discurso de despedida, recordou o Papa, aos seus discípulos, diz claramente que “o mundo se alegrará”, pelos seus sofrimentos, como irá acontecer com os primeiros mártires do Coliseu:

E devemos dizer a verdade: não toda a vida cristã é uma festa. Não toda ela! Choramos..., tantas vezes se chora. Quando você está doente; quando tem um problema em família com o filho, com a filha, a esposa, o marido; quando você vê que o salário não chega ao final do mês e você tem um filho doente; quando você vê que não pode pagar a hipoteca da casa e dever deixar a casa... Tantos problemas, tantos que nós temos. Mas Jesus nos diz: ‘Não tenham medo!’. ‘Sim, você vai ficar triste, vai chorar e até mesmo as pessoas se alegrarão com isso, as pessoas que estão contra você’.
“Mas também – prosseguiu Francisco – há outra tristeza: a tristeza que nos vem quando enveredamos por um caminho que não é bom”. Quando “compramos a alegria, aquela do mundo, a do pecado, e por fim há um vazio dentro de nós”. Uma tristeza que é alegria ruim. Ao invés, o cristão é “alegre em esperança”:

Mas, no momento da dificuldade, nós não a vemos. É uma alegria que é purificada pelas provações, inclusive de todos os dias. A tristeza se transformará em alegria. Mas é difícil quando visitamos um doente, que tanto sofre, dizer: ‘Coragem! Coragem! Amanhã haverá alegria!’. Não se pode dizer isso! Devemos fazê-lo sentir como fez Jesus. Também nós, quando estamos na escuridão, que não vemos nada: ‘Eu sei, Senhor, que esta tristeza se transformará em alegria. Não sei como, mas eu sei!’. Um ato de fé no Senhor. Um ato de fé!

Para entender a tristeza que se transforma em alegria, disse ainda o Papa, Jesus cita como exemplo a mulher que dá à luz: “É verdade, no parto a mulher sofre tanto – afirmou Francisco –, mas depois, quando está com a criança, se esquece”. O que permanece, portanto, é “a alegria de Jesus, uma alegria purificada”. Uma alegria, reconheceu, “escondida em alguns momentos da vida, que não se sente nos momentos ruins, mas que vem depois: uma alegria em esperança”. Portanto, esta é a “mensagem da Igreja de hoje: não ter medo!”:

Ser corajoso no sofrimento e pensar que depois vem o Senhor, a alegria, chega o sol depois da escuridão. Que o Senhor dê a todos nós esta alegria em esperança. E o sinal de que nós temos esta alegria em esperança é a paz. Quantos doentes, que estão no fim da vida, com as dores, têm aquela paz na alma … Esta é a semente da alegria, esta é a alegria em esperança, a paz. Se você tem paz, então tem a semente da alegria que virá depois. Que o Senhor nos faça entender essas coisas.


Rádio Vaticano

Escola Pio XII realizou o 3º Encontro de Formação e Convivência

“Juventude, descobertas e sonhos...”

O Serviço de Pastoral Escolar da Escola Pio XII, realizou o 3º Encontro de Formação e Convivência - “Juventude, descobertas e sonhos...”, a partir das dimensões inter e intra relacionamento consigo e com os outros. .. dificuldades, o que atrapalha, dificulta e o que facilita a convivência; a aceitação pessoal, a presença de apoio, críticas, elogios – como reagem e o que significam; mudanças importantes que gostariam de fazer; como  o ambiente social de mídias atuam na decisão pessoal.  Foi uma importante e significativa partilha.

Cada participante recebeu o texto “Somos Quem Podemos Ser (Engenheiros do Hawaii) Composição: Humberto Gessinger” para leitura e comentários:

“Um dia me disseram //Que as nuvens // Não eram de algodão // Um dia me disseram // Que os ventos // Às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro // Um intervalo na escuridão // Uma estrela de brilho raro // Um disparo para um coração... // A vida imita o vídeo // Garotos inventam // Um novo inglês // Vivendo num país sedento // Um momento de embriaguez... // Somos quem podemos ser... // Sonhos que podemos ter... // Um dia me disseram // Quem eram os donos // Da situação // Sem querer eles me deram //
As chaves que abrem // Essa prisão // E tudo ficou tão claro // O que era raro, ficou comum // Como um dia depois do outro //Como um dia, um dia comum... // A vida imita o vídeo // Garotos inventam // Um novo inglês // Vivendo num país sedento // Um momento de embriaguez... // Somos quem podemos ser... // Sonhos que podemos ter... // Um dia me disseram // Que as nuvens // Não eram de algodão // Um dia me disseram que os ventos // Às vezes erram a direção // Quem ocupa o trono // Tem culpa // Quem oculta o crime
Também // Quem duvida da vida //  Tem culpa // Quem evita a dúvida // Também tem... // Somos quem podemos ser... // Sonhos que podemos ter...”
  

Seguiu-se à reflexão, o almoço de convivência, preparado no Espaço Cultural Esportivo da nossa Escola. Em cada mesa, a Oração de Bárbara e um bombom, num singelo gesto de carinho e acolhimento.  Para a bênção da refeição, o grupo fez a seguinte oração, dizendo, ao final, o que é necessário (em uma palavra), para o mundo ser melhor:

Almoço de Convivência:

Oração:

Abençoai, Senhor,
os alimentos que vamos tomar;
que eles renovem as nossas forças na construção de um mundo melhor através do/a.....! Amém!

Rio, 28 de maio de 2014.
Equipe do SPE

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro – RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Treinamento para Obras Sociais

TREINAMENTO – Irmãs e colaboradores/as leigos/as que atuam nas obras sociais da Sociedade Educação e Caridade, mantenedora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, participaram de treinamento para o sistema Mentor, nesta semana.  O sistema, já usado pelas escolas e que passará a ser utilizado nas obras sociais, será importante no cadastro de beneficiados, colaboradores e  inserção de dados sobre o atendimento nestes espaços.
 
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Missão em Moçambique



Missão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria  em Moçambique. A feliz convivência com o povo, o exercício do carisma e a vivência de nossa dimensão missionária.

No relato da Irmã Luiza Fagundes: “Que graça, cada domingo poder celebrar com uma comunidade diferente! Quanta riqueza!”.


Rezemos por todas/os aquelas/es que abraçam a missão em outros países, sendo sinal da presença de Deus para os irmãos que mais necessitam.

Jubileu de Ouro da Província de Caxias do Sul

JUBILEU DE OURO
Nossa História 

Na celebração dos  50 anos de fundação da Província ICM de Caxias do Sul, o encontro das Irmãs que  atuaram como Provinciais: Dedicação, sacrifícios, amor e animação que marcaram estes 50 anos. Bendito seja Deus!

Da esquerda para a Direita: Ir. Erena Bernardy (atual provincial), Ir. Marlise Hendges (atual Diretora Geral da Congregação), Ir. Ignes Dalmolin, Ir. Serena Diva Reichert, Ir. Vitalina Pascoa Lenzi, Ir. Tereza Mielzaski e Ir. Rosina Thereza Colla.

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e Moçambique
Site: http://www.icmcaxias.com.br

Colégio Madre Bárbara participa do Dia do Desafio

Nas primeiras horas da manhã, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara (CMB) foram desafiados pelo professor de Educação Física, Emerson Fernandes e por alunas voluntárias que guiaram os passos de dança. A 20ª edição do Dia do Desafio que ocorre em todo o mundo também teve participação de Lajeado. No CMB, mais de 300 alunos e professores participaram das atividades físicas no Salão de Eventos. O município do Vale do Taquari enfrentará a cidade paulista de Piedade. O tema desse ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”.



Renata Leal

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

terça-feira, 27 de maio de 2014

Jubileu de Ouro: Província de Caxias do Sul celebrou 50 anos de fundação


No dia 13 de maio de 1964, nascia a Província de Caxias do Sul, sob a proteção de N. Sra. de Fátima. Neste ano, a Congregação entoa canto de louvor a Deus pelo Jubileu de Ouro desta Obra de Deus sustentada na oração e na missão.

 
Este tempo da graça de 50 anos de fundação foi celebrado  no dia 17 de maio de 2014 e reuniu a comunidade ICM local. O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, presidiu Santa Missa. Em seguida, um almoço confraternizou as participantes do encontro.


Celebrar o Jubileu da Província é destacar um tempo carregado de emoções, vidas doadas ao serviço do Reino, lutas enfrentadas e, sobretudo, conquistas e alegrias que deram sentido ao caminhar nestes anos. Celebrar o Jubileu foi um encontro familiar, onde todas nos sentimos felizes e partilhamos dos mesmos sentimentos, das mesmas emoções.

Na Celebração Eucarística revivemos as alegrias deste acontecimento. Representado por flores depositadas diante do altar, colocamos a vida das Coordenadoras Gerais e das Provinciais: toda dedicação, sacrifícios, amor e animação, que marcaram esses 50 anos. 

Atual Provincial e ex-provinciais


Flores que representam todas as Irmãs que vivem intensamente a Vida Religiosa Consagrada, testemunhas de Jesus Cristo vivo, RESSUSCITADO! Mais flores que são os avanços vivenciados no decorrer dos 50 anos, em especial, a presença missionária das Irmãs no Nordeste e em outros países: Moçambique e Paraguai. E também pelas novas vocações que são a esperança e promessa de missão que continuará com novo ardor missionário.

Gratidão a Deus por tantas graças e benefícios recebidos ao longo desses 50 anos.

Gratidão a todos que colaboraram na construção dessa história.
 
 
Saiba Mais:

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e Moçambique

RJ: Retiro anual dos professores e funcionários da Escola Pio XII

Na manhã de sábado do dia 24 de maio de 2014, foi realizado o Retiro Anual dos Professores e Funcionários da Escola Pio XII. O tema que perpassou os momentos de oração, de partilha e de reflexão foi o AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE. Coube ao professor Marcelo Muzi a incumbência de conduzir o Retiro. 

O Retiro foi iniciado com um momento profundo de oração. Todos os participantes aproveitaram este momento para rezar, cantar e partilhar a Palavra de Deus. O momento mais comovente desta oração consistiu no testemunho de vida dado por cada participante. Foram testemunhos marcados por uma contagiante sinceridade, emoção e prantos. O texto bíblico que iluminou a Oração Inicial foi a passagem de 1 Jo 4, 7-21, em que o cristão é exortado a revelar o seu amor a Deus e ao próximo.
O retiro seguiu adiante com uma palestra proferida pelo professor Marcelo, tendo como objetivo evidenciar o quanto a temática do Amor de Deus por nós é altamente recorrente, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Após o lanche os participantes se reuniram na Capela para uma pequena preparação para o Deserto, ou seja, um momento de reflexão interior, de meditação e de oração. Todos aproveitaram as dependências da Escola para realizar seu Deserto da maneira mais profunda possível.

Já na parte final do Retiro, todos acompanharam com muita atenção um trecho de uma palestra feita pelo teólogo Leonardo Boff, refletindo a importância da ética do cuidado e da solidariedade como forma de construção de uma sociedade mais humanizada.

O retiro foi encerrado com a leitura do texto de 1 Cor 13, “ ainda que eu falasse as línguas do homens e dos anjos, se não tiver caridade...”.

 


Saiba Mais: 

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br
  

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Irmãs ICM participam do 1º Simpósio Vocacional do Brasil

A Igreja do Brasil realizou de 16 a 18 de maio de 2014 o Simpósio Vocacional com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!” com o objetivo de incrementar a cultura vocacional na ação evangelizadora em razão dos 50 anos do dia mundial de oração pelas vocações e dos 30 anos do primeiro ano vocacional no Brasil. Aconteceu simultaneamente, nas cinco macrorregiões Pastorais do Brasil – Sul, Leste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, por meio de videoconferência, ainda inédito na Igreja no Brasil, interligando, em alguns momentos 18 regionais da CNBB.

O 1º Simpósio Vocacional do Brasil foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB em conjunto com o Instituto de Pastoral Vocacional. O Simpósio Vocacional veio confirmar o trabalho já realizado e dar sequência à reflexão sobre a cultura vocacional na Igreja em sintonia com os dois Congressos Vocacionais das Igrejas Latino-Americanas: o 1º realizado em 1994, com o tema: “A pastoral vocacional no continente da esperança” e o 2º realizado em 2011, com o tema: “Mestre, pela tua Palavra lançarei as redes”. No Brasil foram realizados três os Congressos Vocacionais; o 1º aconteceu em 1999, com o tema: "Vocações e Ministérios para o Novo Milênio"; o 2º em 2005, com o tema: "Igreja, povo de Deus a serviço da vida". E o 3º em 2010, com o tema: “Discípulos-missionários a serviço das vocações”.
Recordamos também a realização dos Anos Vocacionais no Brasil: o 1º aconteceu em 1983, o mesmo contribuiu para um maior conhecimento acerca da teologia das vocações e da importância, incentivo e estruturação da animação vocacional. Sem dúvida, o convite de Jesus, vem e segue-me, recorda que a vocação é, essencialmente, seguimento. Seguir a Jesus como discípulo (a) disposto (a) a aprender do mestre e dar continuidade à missão a serviço do Reino. O 2º Ano Vocacional se realizou em 2003 com o qual se desejava responder ao apelo do Papa na Carta Apostólica “Novo Millennio Ineunte”, onde expressa o desejo de que aconteça uma “vasta e capilar” animação vocacional na Igreja.
Em 2014 celebramos a 51ª edição Dia mundial de Orações pelas vocações. Em sua mensagem o Papa Francisco disse: “Dirijo-me agora àqueles que estão dispostos justamente a pôr-se à escuta da voz de Cristo, que ressoa na Igreja, para compreenderem qual possa ser a sua vocação.”

A história da PV/SAV no Brasil produziu diversos subsídios de conteúdo teológico-pastoral para o bem das comunidades. É preciso torna-los conhecidos e investir na formação vocacional permanente para padres, seminaristas e lideranças das pastorais, movimentos, congregações e institutos seculares. Deseja-se reforçar a articulação da PV/SAV e revigorar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EPVs), envolver as lideranças cristãs, vocacionalizando todas as Pastorais a fim de estimular experiências missionárias/vocacionais com as várias expressões juvenis.

Para D. Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a perspectivas do pós Simpósio Vocacional é de que haja um despertar e reanimar dos organismos que trabalham com as vocações. Jesus foi um promotor vocacional: chamou, formou e enviou em missão. A Igreja precisa investir mais na promoção vocacional, pois, constata-se uma diminuição no número de vocacionados (as)”. Encerrou sua participação dizendo: a Cultura Vocacional é uma “questão cristológica,  está no ração do evangelho.

Vocações na Vida Religiosa Consagrada

A CRB Nacional nos últimos anos também se preocupa com as Vocações. Encontramos no Plano Global de Ação 2010-2012, duas linhas de ação: Ampliar o diálogo com as novas gerações em seus anseios e inquietações, e buscar novas metodologias para a animação vocacional; 2. Aprofundar o conhecimento da realidade juvenil e intensificar a presença e ação junto às juventudes. Meta: Chegarmos a uma nova compreensão sobre o chamado vocacional que valorize a vida das juventudes em primeiro lugar e a um encantamento pela Vida Religiosa que desperte a vocação, sem instrumentalização.

O novo triênio da CRB - 2013-2016, traçou como Horizonte e Prioridades: Nº 2. Missão, Profecia e Juventudes: Intensificar a presença missionária e a atuação profética, nas situações de fronteira (humanas, geográficas, sociais e culturais) e periferias, com ênfase na realidade das Juventudes e onde a vida é mais ameaçada e o Nº 4. Formação: Qualificar o processo formativo em todas as suas etapas e dimensões, com ênfase nas novas gerações, na humanização das relações e vivência intensa da mística e da profecia.
Revisitando nossa história congregacional encontramos nos últimos cinco Capítulos Gerais as seguintes decisões e proposições: 14º Capítulo Geral: Assumimos a evangelização dos jovens, dando ênfase à Pastoral Vocacional, ampla, vasta e integrada à Pastoral da Igreja Local, favorecendo, assim, o surgimento de novos Ministérios e a continuidade do Carisma Congregacional, e ajudando os jovens a discernirem a própria vocação. 15º Capítulo Geral: Propomos: Cada Irmã assuma promover novas vocações através de seu testemunho de vida, pela alegria da consagração e compromisso com a Missão. 16º Capítulo Geral: Integrar Pastoral Vocacional na Pastoral da Juventude e com as demais Pastorais. 17º Capítulo Geral: Dar novo impulso à animação vocacional, através de renovado testemunho e metodologia que responda às exigências étnico-culturais e sociais da realidade. 18º Capítulo Geral: Assumir o Serviço de Animação Vocacional como atitude inerente à própria vocação e manifestação do Reino de Deus.

Estamos a caminho, neste momento elaborando um plano para o SAVICM.

Participação ICM no Simpósio Vocacional

Nós Irmãs Elida Debastiani, Glades Enzweiler e Neide Mior participamos do Simpósio juntamente com animadores e animadoras vocacionais dos quatro Regionais da macrorregião pastoral Sul do Brasil no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). 
Regional Sul

As Irmãs Dema Sulzbach e Tatiana Soares de Oliveira participaram em Natal- RN, juntamente com o Regional Nordeste.
Regional Nordeste

  
Para mim, a participação no Simpósio reforçou as convicções já refletidas a nível de SAVICM. Desejamos contribuir com a missão da Igreja intensificando a cultura vocacional na Congregação e nas comunidades eclesiais onde participamos a fim de atualizar o Carisma congregacional, Dom de Deus para o mundo e contribuir com o despertar de vocações diversas para uma grande missão. (Ir. Élida Debastiani)

Participar do Simpósio Vocacional foi uma experiência significativa, onde veio somar com nossas expectativas, buscas e desejos em relação à animação vocacional, mas também foi desafiador, pois precisamos rever nossa linguagem, mentalidade, estilos e costumes, para que, de fato, a Cultura Vocacional aconteça em todas as dimensões da Igreja, possibilitando dialogar com as juventudes, através da escuta, do contato direito, da alegria e do testemunho de vida.  Nesse sentido o Simpósio Vocacional provocou em nós para reacender a chama do primeiro amor, rever a qualidade do nosso discipulado e não deixemos que nos roubem a ousadia missionária. Que a Bem-Aventurada Bárbara Maix e Maria nos acompanhem na missão da animação vocacional. (Ir.Tatiana Soares de Oliveira.)

Veja também: 

Mensagem para a semana


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Encontro de junioristas em Moçambique

As irmãs Junioristas que estão na comunidade ICM de Moçambique realizaram encontro de formação e convivência, em Chalaua. Em texto, as jovens partilham conosco a experiência viva esses dias:

 Encontro de junioristas em Moçambique

No mês de maio, dias 2 a 4, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos em Chalaua nós, Irmãs junioras das comunidades da Província de Nampula, irmãs Esmeralda, Sidonia e Avelina, com apoio da Irmã Judith.  Diante da distancia e dificuldades de virem, pelo fato de ainda haver ameaças de ataques e por estarem em pleno período de aulas, as  irmãs Eça e Serafina, não puderam participar, mas estiveram em comunhão conosco através de mensagens e orações. 

Esse encontro teve como objetivo principal nos encontrar para fazer  partilha de  preocupações, de  vida e de missão de  cada uma de nós Irmãs junioras. Percebemos como é importante estas oportunidades para partilhar as experiências adquiridas na convivência comunitária. Nem sempre é tudo conforme aquilo que se deseja, mas, às vezes Deus nos surpreende e nos faz perceber que o seguimento a Jesus não é um seguimento qualquer. É preciso estar atenta para não seguir as próprias vontades e se afastar daquilo que realmente faz parte da missão de cada uma que se Consagra a Ele. As partilhas nos enriquecem e nos ajudam a vencer as dificuldades sem deixar-nos vencer pelo desanimo. Nada melhor que se dar por conta que há muito mais aspectos positivos na nossa convivência do que os negativos.

Nestes três dias de encontro também tivemos oportunidade  de aprofundar o nosso Plano de Formação, principalmente o capitulo que trata especificamente sobre a formação das irmãs Junioras. Percebemos que temos um longo caminho a percorrer. Porém, com a certeza que havemos de percorrer este caminho com a graça de Deus, a força do Espírito Santo, a companhia de Jesus, Maria e Bárbara e com o apoio e exemplo das demais Irmãs que fazem parte de nossas comunidades. Além disto, aprofundamos o texto do P. Alfredo Gonçalves que reflete sobre “Os ditos e não ditos na Vida Religiosa”. Foi muito bom para percebermos que não só as palavras comunicam o que sentimos ou pensamos, mas, também os gestos, olhares... dizem muita coisa que vai lá dentro de nós.

No 3º dia, que era o domingo, dia do Senhor, dia de encontro com as Comunidades de fé, tivemos a oportunidade de rever os Irmãos de duas Comunidades da Paróquia de Chalaua. Foi um momento de renovar a nossa fé e compromisso com o povo e de matar a saudades, uma vez que, no tempo do Postulado participamos muitas vezes de encontros e celebrações com eles. Poder celebrar a Palavra, a Vida e a Eucaristia com as comunidades é sempre um momento de graça e de renovação do compromisso assumido no dia da nossa consagração.

Agradecemos a oportunidade que tivemos de nos encontrar, na certeza de que não será o único encontro, mas que tenhamos a graça de podermos nos reunir novamente para um crescimento mutuo e assim podermos viver cada vez mais felizes como Religiosas.

Irmãs: Avelina, Esmeralda, Sidonia e Judith

Saiba Mais:

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e Moçambique
Site: http://www.icmcaxias.com.br

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Colégio Puríssimo: Uma hora no Oásis


Rio Claro/SP - Os alunos dos 9ºs anos (manhã/tarde), do Colégio Puríssimo, estiveram na Comunidade Oásis, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, casa que acolhe as Irmãs idosas e que, hoje, tem o seu merecido descanso, embora dentro da comunidade, cada uma desenvolve atividades artesanais.

Além de poder conhecer a casa e as Irmãs, os alunos fizeram apresentações culturais, animando a tarde dos presentes. Leiam alguns testemunhos dos participantes:

De acordo com o dicionário, Oásis é um lugar fértil em pleno deserto, mas na vida real é um lugar de paz e alegria em meio às turbulências do dia a dia. Foi uma experiência incrível conviver um pouco com as irmãs que lá residem.
Júlia Sartori de Paulo – 9º2 M

Muita alegria, carinho enorme e acolhimento espetacular. Creio que não preciso dizer mais nada.
Heloísa Ançanello – 9º2 M

A nossa apresentação foi muito simples, mas o sorriso nos lábios das irmãs foi contagiante. Vivemos um momento de pura magia.
Luiza Lima Alves – 9º2M

Para nós e para elas foi um dia diferente. Além de apresentarmos um pouco do nosso trabalho (poesias e danças), saboreamos um delicioso lanche, ganhamos presentes (fruto do trabalho das mesmas) e brincamos. Valeu!
Alexandre Chiodi – 9º2M

Fiquei emocionada. Irmãs simpáticas e educadas nos receberam com muito carinho. Gostei!
Jaqueline E. Peccin – 9º2M

Ir ao Oásis foi uma experiência incrível. Lá encontramos pessoas alegres e que nos deram um grande exemplo de vida.
Letícia Freitas – 9º2M
 
 
 


Santa Maria da Graça


Palavras de Bárbara Maix




“Deus vai encaminhar tudo para o melhor”
Bárbara Maix, 31.05.1871

“Deixemos Deus velar sobre nós”
Bárbara Maix, 29.12.1868

Ele te chama


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Colégio Puríssimo celebra 105 anos

Celebrando os seus 105 anos de vida, o Colégio Puríssimo, em Rio Claro, São Paulo, rendeu ação de graças junto a comunidade paroquial da Igreja Matriz de São João Batista.

Alunos, funcionários e professores participaram ativamente da celebração eucarística, que fez memória do Cristo Ressuscitado, como sendo Caminho, Verdade e Vida. Nas palavras do Pe. Ronaldo, uma escola católica, deve educar para o aprendizado, como também testemunhar os valores cristãos.

Ao término da celebração, Irmã Inez Terezinha Augusti, lembrou a presença das Irmãs na cidade de Rio Claro, fruto do convite da comunidade paroquial e cuja presença perdura até os dias atuais.

E as comemorações foram encerradas com a apresentação da Fanfarra, na Praça da Liberdade.



Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP
Site: www.purissimo.com.br

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Rede Um Grito Pela Vida, Regional, Manaus/Roraima realiza Seminário e Lançamento da Campanha Jogue a Favor da Vida


A Rede Um Grito Pela Vida, Regional, Manaus/Roraima realiza Seminário e Lançamento da Campanha Jogue a Favor da Vida.

No sábado, dia 17 de maio de 2014 a Rede Um Grito Pela Vida, Regional Manaus/Roraima realizou mais um seminário "No chão da Amazonia, a luta contra o tráfico de pessoas". O evento contou com a presença de lideranças comunitárias, estudantes de diversas universidades, religiosas, religiosas e pessoas sensíveis a realidade do tráfico de pessoas na Amazônia.

Também participou o
Contou com a presença o dia inteiro de Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus, que fez a abertura do seminário.

Dois painéis, um com os parceiros do Estado e outro com a Universidade Federal do Amazonas contribuíram para o aprofundamento da realidade do tráfico humano na região Amazônica.

O seminário teve objetivo de Contribuir na capacitação e formação de multiplicadoras/res  para o enfrentamento ao tráfico humano no contexto amazônico. Nossa missão neste chão tem sido de esperança, onde somamos força e contribuímos rompendo com o grito silenciado de muitas pessoas que, aos poucos, vão tomando consciência, descobrem a força para  romper a rede de aliciamento, que tira a liberdade e a dignidade de tantas pessoas.

A Rede Um grito pela Vida manifestou gratidão a todas as pessoas que colaboraram, participaram e contribuíram para a realização de mais um seminário de enfrentamento ao tráfico de pessoas. 


Saiba Mais:

Rede Um Grito Pela Vida
Blog: http://gritopelavida.blogspot.com.br

Futura Província Maria Mãe de Deus: O encontro de integração das Irmãs

Alegria, integração e a certeza de que a vivência do carisma ICM, vivido em intensidade ainda maior, é a certeza de um futuro promissor a missão congregacional. Nesse clima, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, inseridas nas Províncias de Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria participaram de encontro de integração, realizado no final do mês de junho, no Colégio Glória, em Porto Alegre.

A Congregação vive o processo de reconfiguração institucional com o objetivo de revitalizar a missão. Esta ação envolve a supressão das cinco províncias (Além das já citadas acima, há as Províncias de São Paulo e Teresina) e a criação de duas novas: Província Maria Mãe de Deus e a Provincia Nossa Senhora de Guadalupe. No caso das províncias com sede no Rio Grande do Sul, as comunidades serão agrupadas na Província Maria Mãe de Deus e o encontro de integração foi justamente para socializar as Irmãs quanto a importância deste momento histórico para a Igreja.

Desde outubro de 2013, o encontro de integração estava sendo preparado por uma equipe de Irmãs. Participaram 317 Irmãs, 1 Noviça e 2 Postulantes, vindas de várias cidades do Rio Grande do Sul e do exterior, onde nossas Irmãs estão em missão, além da presença das Irmãs do Setor Geral e uma da Província de São Paulo.

Após a acolhida, as Irmãs se dirigiram ao salão onde foram informadas sobre a programação do dia, ouviram a mensagem da Equipe Organizadora, das Coordenadoras Provinciais e da Diretora Geral. Seguiram as dinâmicas de integração no pátio da Escola e tempo para diálogos entre as Irmãs.

Após o almoço, houve a Tribuna Livre, mais tempo para conversar e a Celebração Eucarística, com a apresentação de simbologias referentes à integração das Províncias.

O clima de alegria estava impressa no coração e no rosto de todas as Irmãs.