sexta-feira, 29 de abril de 2011

BAGÉ/RS: Semana Santa e Páscoa no São Benedito

Celebrar a Páscoa no seu sentido mais autêntico é um dos objetivos de toda verdadeira escola cristã. O cristão compreende que é somente por este Mistério que ganha sentido o amor compartilhado com os irmãos e irmãs.

Na Escola São Benedito, neste ano de 2011, realizou-se um tríduo de celebração da Semana Santa e Ressurreição de Jesus com toda a comunidade escolar, nos turnos da manhã e tarde. Na terça-feira realizou-se a celebração da bênção e partilha do Pão, onde os alunos do 3º ano encenaram a última ceia de Jesus com os apóstolos. A instituição da eucaristia vem unida a um profundo sentimento de entrega e partilha gratuita de si mesmo, sentido este, essencial para a vivência fraterna. Na quarta-feira os alunos do 4º ano encenaram o sofrimento e caminho de Jesus até a cruz através da via-sacra, levando a contemplar que a dor de Jesus é vencida pelo seu grande amor pela humanidade. Na segunda-feira as turmas de 1º ano encenaram a Ressurreição, convite alegre e festivo para ir e anunciar que a Vida venceu a morte, e por isso, todos queremos a promoção e defesa da Vida.


Mais do que apresentações artísticas, os alunos nos ajudaram a sentir mais de perto a presença de Deus que acompanha seus filhos e os ama incondicionalmente. Que nossas Galileias recebam o anúncio da presença Daquele que é “O Caminho, a Verdade e a Vida”.
 
 
 
 
 

Escola São Benedito/Bagé-RS
blogbeatificacao@gmail.com


Comente esta notícia!
Clique abaixo em "comentários"

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora celebra a páscoa com alunos, colaboradores/as e comunidade

Semana Santa – A vivência do sentido cristão da páscoa marcou a passagem da semana santa para a comunidade do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Frederico Westphalen/RS. As atividades envolveram Irmãs, colaboradores/as leigos/as e os alunos/as.


Destacam-se as atividades realizadas: envolvimento dos alunos/as na encenação da via sacra, confraternização junto aos colaboradores/as e visita aos doentes no hospital da cidade.

Estes são ações  carinho e amizade, de reafirmar nossa irmandade em Cristo. Com o renascimento em sua Páscoa, que também é nosso, proporcionamos gestos que provocam  ressurreição naqueles/as que mais precisam.

 
 
 
 
 
 
 
 

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Frederico Westphalen/RS

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PÁSCOA SOLIDÁRIA –Colégio Madre Imilda.

A Páscoa é muito mais do que coelhinhos, chocolates e, Páscoa é época de renovar nossa confiança nos amigos, renovar nossos sentimentos, refazer amizades, compartilhar tudo de bom que estamos vivendo, é viver a solidariedade, afinal, isso é o que realmente importa.
Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. A Páscoa não se resume a lembrar a morte e o sacrifício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição.
 
Assim a turma 81-Solidária juntamente com a Equipe de Pastoral Escolardo Colégio Madre Imilda ,motivaram a todos na Campanha do Biscoito e do doce, que alegrou crianças de dois Projeto das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em Caxias.

Viver a solidariedade é um dos maiores valores vividos no olégio Madre Imilda, exemplo da Bem-aventurada “Bárbara Maix”.

"Conhecer o lindo trabalho das Irmãs  aqui em Caxias do Sul nos alegra, pois fizemos parte desta história.Sinto-me feliz  ajudando o próximo", disse a aluna Marina- Representante da turma 81, responsável pela motivação do projeto Páscoa Solidária.
Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul

terça-feira, 26 de abril de 2011

Irmã Marlise Hendges visitará comunidades ICM em Moçambique

Nossa Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges partilha com todas/os a expectativa de sua viagem à África para visita às comunidades ICM presente em Moçambique. Também nós ficaremos rezando a Bem-Aventurada Bárbara Maix uma viagem proveitosa, e para que os frutos da ICM continuem surgir  para a concretização do Reino de Deus.

Irmãs Erena, Marlise e Ana Luiza durante a oração de Envio
Veja a mensagem:

Queridas Irmãs, familiares, amigas e amigos!

O Ressuscitado vive entre nós. Que esta certeza nos acompanhe sempre.

Amanhã, dia 26/04, em companhia de Ir. Erena Bernardy, embarco em missão para visitar nossas Irmãs em Moçambique, África.

Passaremos por Portugal onde faremos uma visita à Fátima. Lá rezaremos pedindo as bênçãos e proteção de Nossa Senhora de Fátima para todas/os. Sintam-se incluídas/os.

Dia 08 de maio, dia da Fundação da Congregação, teremos a alegria de Celebrar a Consagração Definitiva de Ir. Ercida Augusto Paulo, Irmã Moçambicana e a primeira Profissão Religiosa das noviças: Lusete e Serafina, também Moçambicanas. Dias 09 e 10 faremos a Assembléia com a presença de todas as Irmãs em missão naquele País.

Pedimos vossas orações, e desde já agradecemos a comunhão fraterna.

Nossa volta está prevista para o dia 25 de maio.

Grande abraço e que Deus abençoe a todos nós.

Irmã Marlise Hendges


Quer enviar alguma mensagem? 
Clique abaixo em "Comentários"

Escola Pio XII: Celebração Eucarística de Páscoa – 20/04/2011

Estamos na Semana Santa, tempo de conversão e de penitência, assumindo atitudes de vigilância, oração e caridade fraterna. Como Comunidade Educativa do Imaculado Coração de Maria, antecipamos a nossa Celebração de Páscoa, comprometidos com a vida ressurgida, na alegria da fé, com o Deus da vida. Ele, ao ressuscitar seu Filho, ressuscita todo aquele que acredita na vitória da vida sobre a morte.

Apresentamos os nossos símbolos de vida e fé, que nos remetem à CF/2011: Vida no Planeta: o Globo terrestre, a Cruz, água e ramos verdes, com a animação litúrgica, própria do Tempo Pascal, reunidos em assembléia, professores e funcionários dos diferentes setores e serviços da escola, perfazendo um total de, aproximadamente, 70 pessoas.
 
O ato penitencial, com aspersão da água, numa atitude de conversão e disposição para a mudança de vida, assumindo a fundamental relação entre a água e o planeta como um todo e sinal de nosso compromisso na preservação, promoção e defesa da vida. 
 
No Glória, o Cristo, Luz do mundo, no Círio Pascal, nos indicando no empenho de participar da construção da sustentabilidade do planeta. 
 
Com as leituras do vídeo “Planeta Terra”, o Salmo 118/117 e o Evangelho de João Jo 20, 1-9, acompanhamos Maria Madalena que vai ao túmulo e, ouvir dela, a grande noticia: “Jesus não está entre os mortos, Ele está vivo e presente entre nós. Alegremo-nos!” 
 
Alegres e confiantes com o anúncio da “discípula” de Jesus, ousamos afirmar a nossa profissão de fé “no desenvolvimento sustentável – econômico, ambiental e de bem estar social, na erradicação da pobreza, na diminuição do consumo excessivo e do supérfluo, no empenho criativo e solidário pela humanidade para um futuro melhor, no dom inestimável que é a vida defendendo o desenvolvimento de um grande projeto de políticas públicas que atuam nas situações emergenciais do Brasil e, reafirmamos que toda a criação faz parte da obra criadora e redentora de Deus, nos remetendo a um lugar legítimo como elos ou elementos de uma rede cósmica maior.”
 
Fizemos as nossas preces como comunidade pela Igreja, famílias e nossos alunos, funcionários e pelas Irmãs, pelas vítimas da  atrocidade da Escola Estadual de Realengo, que ceifou brutalmente 12 vidas de crianças e adolescentes, com profundo sofrimento às suas famílias e toda a comunidade local, estarrecendo o mundo e nos questionando, profundamente, como humanidade  na perspectiva da fé e da cidadania.
 
Nas Oferendas, em comunhão com todos os grupos organizados em defesa do Planeta, realizamos o nosso singelo gesto de solidariedade, ao Lar Santos Anjos Custódio, com doação de chocolate para as 45 crianças atendidas por esta obra de caridade. 
 
Com a Bênção da Fundadora Venerável Bárbara Maix, encerramos a celebração e nos encaminhamos para a confraternização de Páscoa e Paz, degustando um delicioso bolo com refrigerantes e bombons.
 
As Irmãs, presentearam a todos, com a Revista do SEC – Sociedade Educação e Caridade, da fundação à Beatificação, em seus espaços de missão – Beatificação da Serva de Deus Bárbara Maix. 
 
Desejamos uma Feliz e Abençoada Páscoa a todos.

ORAÇÃO DE PÁSCOA COM O ENSINO MÉDIO: “Jesus, luz e esperança do mundo”

A Oração de Páscoa com todas as turmas do Ensino Médio, junto com os respectivos professores,  foi uma significativa experiência de fé e convivência ao Bem Comum. Um grupo de alunos, com a orientação e acompanhamento do serviço de Pastoral Escolar, prepararam uma reflexão ao sentido cristão da Páscoa, músicas cantadas e tocadas na alegria da juventude, leitura bíblica com explicação do sentido do texto feito por um dos jovens, intenções e Pai Nosso como reconhecimento do bem que nos envolve, a vida como o maior valor  a ser defendido e promovido mesmo diante dos desafios e dificuldades que nos envolvem como cidadãos e pessoas de fé. Exercendo seu protagonismo com liberdade, iniciativa, criatividade, anunciaram pelo testemunho, para outros jovens, a participação coletiva, possível e saudável.  

ORAÇÃO DE PÁSCOA COM O ENSINO FUNDAMENTAL II – Turno da tarde
 
A Oração de Páscoa, com os alunos e seus respectivos professores do Ensino Fundamental II – turno da tarde, foi preparada pelas turmas com um determinado professor.
Cada turma participou criativamente com jogral, leituras, cartazes, orações criando um ambiente de bonita convivência, alegria e participação organizada.
 
O Serviço de Pastoral Escolar, fez o acolhimento apresentando  uma breve introdução sobre a importância de compartilharmos, como escola e juventude, a fé, amizade e os princípios que procuramos defender e promover pela vida estudantil, familiar, de sociedade e planetária. 

Ao final, os alunos deram a Bênção de Páscoa aos professores como sinal de reconhecimento e agradecimento pela dedicação e empenho em viver com eles e pó eles, a realização da missão de educar em contexto escolar. Rezamos o Pai Nosso uma Ave Maria, nos despedimos desejando Feliz Páscoa para todos!









quarta-feira, 20 de abril de 2011

Colégio Puríssimo - Páscoa: Vida nova!

“Mostremos, com nosso exemplo, 
aquilo que com palavras ensinamos”. 
(Bárbara Maix, 1872).    

Educar para a vida, educar para a solidariedade, educar pelo exemplo é a busca de tornar vivo o sonho da Bem-Aventurada, Bárbara Maix. Ao seguir tal ideal, o Colégio Puríssimo realizou atividades de celebração da Páscoa de Jesus Cristo com vistas à preparação interior e realização de gesto concreto. 
Nesse sentido, os alunos da Educação Infantil e Fundamental I realizaram a Celebração da Vida na quadra poliesportiva do Colégio, onde cantaram, ouviram histórias e compreenderam a Páscoa como momento de vida nova em Cristo.


Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, por intermédio das aulas de Ensino Religioso, lembraram as palavras de Jeremias, “O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas” (Jer 18,6) e foram motivados a vivenciar momento de encontro pessoal e com o Transcendente.

Além disso, o Colégio Puríssimo ofereceu à comunidade escolar oportunidade de confissão, caracterizada como momento de reflexão e recomeço.  


Cabe o destaque para o gesto concreto. Arrecadaram-se 1603 ovos de chocolate. Desse total, repassaram-se 1453 à Pastoral da Criança e 150 ao Projeto Social do Jardim Brasília, onde 26 alunos estiveram presentes para representar o Colégio. Além disso, arrecadaram-se 100 aparelhos de barbear, 53 cremes para barbear e 142 sabonetes doados à Hospedaria de Emaús, Casa das Meninas e ao Lar Feliz.

Os mais profundos agradecimentos à participação de alunos, pais, professores, funcionários, APM e Irmãs, que compreendem e praticam a súplica da Bem-Aventurada, Bárbara Maix “Todos estão seriamente obrigados a não esquecer os pobres”.   

 
 
 
 
       
Serviço de Orientação Educacional
Serviço de Orientação Pedagógica
Serviço Social
Serviço de Pastoral Escolar


Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP
Site: http://www.purissimo.com.br


blogbeatificacao@gmail.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Encontro reúne Diretores/as e administradores/as das Instituições ICM

Acontece em Porto Alegre/RS, nos dias 14 e 15 de abril, o encontro com as Equipes de Direção das Instituições ICM. Tema do encontro: Gestão na Contemponeidade: identidade X pluralidade. Assessoria: irmão Evilázio Teixeira, Vice-reitor da PUC-RS. Participam as equipes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com