sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fundação da Congregação e Beatificação de Bárbara Maix motivam Missa em Ação de Graças

Fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) celebra no próximo dia 08 de maio o aniversário de 162 anos de fundação. A comemoração pela data foi antecipada e acontecerá junto com a Missa em Ação de Graças pelo sexto mês da beatificação da religiosa fundadora, nesta sexta-feira, dia 06, às  19h no Santuário São Rafael, em Porto Alegre (Rua Riachuelo, 508).

Fundada no dia 08 de maio de 1849, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tem sua origem no Rio de Janeiro e foi pioneira, tornando-se a primeira Congregação de Vida Ativa no Brasil, ou seja, as Irmãs desenvolviam seus trabalhos fora dos conventos, junto aos empobrecidos, sobretudo crianças e jovens.


Segundo os documentos históricos da Congregação, desde a terra natal, em Viena (Áustria), “Bárbara Maix foi anunciadora de vida nova para as jovens que vinham do interior para a cidade grande em busca de emprego e muitas se perdiam na prostituição e nos vícios. Bárbara acolheu jovens, crianças, doentes e as ensinou a ganhar a vida com dignidade”. Perseguida pela revolução liberal em seu país,  a religiosa encontrou no Brasil, o espaço para realizar  a inspiração que recebera de Deus, quando jovem: “Bárbara, funda a Congregação de minha Mãe”  diz o documentário.


Hoje, a Congregação ICM é representada por 144 comunidade, presentes em 16 Estados brasileiros e mais 9 países. A Sede Geral está em Porto Alegre (RS) de onde são coordenadas as atividades de quase 800 Irmãs inseridas nas áreas de saúde, educação, ação social e pastoral, defendendo e promovendo a vida.


Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, está em visita às comunidades ICM de Moçambique e de lá enviou mensagem: “Aproveito para parabenizar todas as Irmãs pelos 162 anos de Fundação da nossa querida Congregação. Estaremos unidas por estes grandes acontecimentos, frutos do amor gratuito de Deus, que em tudo tem nos precedido com suas bênçãos e copiosas graças. Em comunhão com a Bem-Aventurada Bárbara Maix e todas as Irmãs do céu, nós, aqui na terra, queremos celebrar com júbilo e esperança, este grandioso dia 08 de maio de 2011, rendendo homenagem ao Imaculado Coração de Maria e a Trindade Santa por tão grandes dons que continuamente nos concedem” disse.


Toda a comunidade é convidada para a Celebração Eucarística desta sexta-feira, dia 06. O Santuário São Rafael estará aberto a partir das 13h para quem desejar fazer suas orações junto ao relicário com os restos mortais da Bem-Aventurada. A celebração será iniciada às 19h. Maiores Informações podem ser obtidas pelo telefone:51 3216-2900 begin_of_the_skype_highlighting            51 3216-2900      end_of_the_skype_highlighting


Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com 

Comente esta notícia!
Clique, abaixo,  em "Comentários"
 

Um comentário:

  1. eu gosto muito da história de Bárbara Maix principalmente a que um menino tinha 1 irmão e 1 irmã um dia estava muito frio eles ligarão uma panela com fogo e derrepente a panela caiu em sima dele e ele se queimou todo.Ele foi enternado e a mãe,o pai dele,a irmã e o irmão dele foram na igreja e pediram para Bárbara Maix abençoar ele.No outro dia ele estava sem queimaduras na pela e ele esta curado.Obrigado Bárbara Maix!!!Agradeço por ter fundado minha escola Nossa Senhora Aparecida eu adoro ela MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir