terça-feira, 29 de junho de 2010

Alunos relembram nascimento de Bárbara Maix na Escola Nossa Senhora do Carmo (RJ)

O nascimento de Bárbara Maix foi tema desenvolvido em atividade na Escola Nossa Senhora do Carmo no Rio de Janeiro. Orientados pela professora Djanira,  a turma do Jardim III refletiu sobre a importância desta grande mulher e os exemplos tão lindos que foram deixados por ela. Concluímos que: “Juntos queremos aprender a seguir os seus passos, Bárbara Maix”.


A turma do Jardim II, sob a orientação da professora Rosania, realizou um belíssimo trabalho.

Ao produzir essa atividade, os alunos conheceram um pouco mais sobre a fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria que deixa como herança o seu grande exemplo.

Descobrimos como é linda a vida de Bárbara Maix! Ela foi uma mulher de muita coragem que, apesar das dificuldades, soube respeitar ao próximo e jamais se esqueceu de ajudá-los. Seus pequenos gestos de solidariedade, de amor ao próximo fizeram-na uma pessoa com um grande coração aos olhos de Deus.



Coordenação de Educação Infantil - ENSC

blogbeatificacao@gmail.coom

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Colégio Madre Barbara mobiliza alunos e envolve a comunidade em caminhada por Bárbara Maix

A comunidade de Lajeado (RS) presenciou esta semana uma bonita homenagem, uma demonstração de fé e dedicação aos ensinamentos de Bárbara Maix. 

O Colégio Madre Bárbara realizou, no dia 24 de junho, uma caminhada em comemoração ao aniversário da fundadora e também ao dia da escola, que completou 113 anos. Toda escola, entre funcionários, professores e os mais de 700 alunos percorreram as principais ruas do centro da cidade numa caminhada de cerca de uma hora.
 


Cada turma levou à caminhada frases de Bárbara Maix com mensagens sobre educação e amor.



O grupo de teatro, com uma aluna caracterizada de Bárbara Maix, demonstrou em cenas a dedicação da Venerável pelas crianças.



Vera Darde

blogbeatificacao@gmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Haiti: 'Bárbara Maix' é nome de Escola e Posto de Saúde

Partilharam com o blog:

No Haiti, a missão desenvolvida pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, provoca a cada dia uma intensa devoção à fundadora e ao mesmo tempo uma grande expectativa para o acontecimento da beatificação em novembro. No país, a Serva de Deus dá nome a Escola Bíblica Bárbara Maix e Posto de Saúde Bárbara Maix.

Com informações Neuza Lovis

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Missão ICM -Jeremie- Haiti

Projeto iniciado em 2009- Formação das crianças para proteger o meio ambiente em Jeremie (Formation des enfants pour sauvegarder l`environnement à Jérémie) está tendo até o presente momento resultados positivos e grandes impactos sobre a comunidade local, uma horta de legumes foi feita em uma área que antes era um depósito de lixo.


Estamos contando com as parcerias:

  • Do Pro- huerta ( Cooperação Argentina- Canadá – Haiti- Instituto Inter americano para a Agricultura- Brasil), que doam as sementes, mais de 23 qualidades.: Tomate, moranga, berinjela, kiabo,pimentão, milho) etc… com o apoio do agronomo coordenador a nível nacional , senhor Emmanuel FENELON, Ing. Agr.Coordonnateur National de ProHuerta Haïti

  • A parceria e ajuda fianceira da da KIndermissions werk da Alemanha e este ano 2010 depois de conhecerem os objetivos e resultados em apenas um ano deste projeto, a colaboração e doação em dinheiro de uma associação do Canadá e de pessoas físicas das Nações Unidas da Suiça.

A base militar do Uruguai, (ONU) Nações Unidas o capitão Matta que autorizou a doação de um caminhão de água a cada oito dias para a cisterna da Horta e para a comunidade das irmãs .O comando troca a cada seis meses e renovamos o pedido .

• As crianças estão na fase de plantar árvores frutíferas, e continuar plantando legumes , seguindo o calendário próprio para cada cultura seguindo a orientação do agrônomo haitiano senhor Frisnel Elie.


Os dois maiores objetivos

• 1) aumentar a consciência ecológica ,alertando sobre as consequências da destruição das florestas no Haiti , para fazer o carvão usado para a cozinha, a questão do lixo como grande risco para o meio ambiente e a saúde- ploriferação do mosquito da málaria no bairro Caracolie 2, causando também o tifo.

• 2) Criar o amor e a valorização pela agricultura, plantando e colhendo alimentos orgânicos, gerando renda, o que automaticamente vai despertar o desejo de ser útil, a alegria de "recoltar” e “receber”, trabalhando.

“Ensinar a Pescar”.

• Este dinheiro da venda da colheita , uma parte está sendo revertida para pagar os estudos de um grupo de 12 crianças ( até novembro 2010- a cada seis meses um novo grupo) e a a outra parte parte a compra do lanche para as reuniões da Infância Missionária.

Um detalhe importante, que faz a diferença, um menino de 13 anos, (ao fundo de camiseta laranja) Enyl Jeanty, está na quinta- série do Ensino fundamental, que coordena todo o trabalho com o grupo de 12 crianças : plantar e regar as plantas três vezes por semana a tarde, das 4 horas às 5: 30. O agrônomo passou lhe as informações e aos sábados supervisiona, pois é um voluntário , funcionário do estado. Depois de conhecerem o projeto,três párocos na diocese de Jéremie convidaram o menino para dar formação em suas paróquias, pois querem iniciar esta experiência. Então colhemos mais um bonito fruto, formar líderes que possam repassar sua formação

Que Bárbara Maix continue nos dando luzes e o Espírito Santo nos inspirando a criatividade que gera a vida.

Postulante Marie Mirca Cinéa e Ir.Lorena Barbosa











Francês

Un Jardin qui produit de divers légumes : tomate, aubergine, piment, carotte, chou, courgette, citrouille, haricot et (épis) assaisonnements divers.

Un groupe de 12 enfants bénéficiaires directs qui sont impliqués de façon active et immédiate sur le terrain, et 78 indirectement par rapport à leurs jeunes âges.


Les 12 enfants deviennent les marchants ambulants allants de porte à porte pour la vente des légumes. L`argent reçu sert à supporter leurs études, fournitures, uniformes pour 6 mois. lorsque les 12 enfants auront acquis la maturité et la connaissance escomptées, on procède à la formation d`un autre groupe de 12 enfants, et ainsi de suite...

Cependant, une modique somme est tirée dans la caisse de l`enfance missionnaire pour permettre d`acheter le petit goûter à chaque rencontre, et matériaux didactiques: films, rame de feuilles offices, craies, stylos, etc.


blogbeatificacao@gmail.com

Fiesta del Corazón de María

“Felices de nosotras que somos Hijas de este Corazón” B. Maix

El día 11 de junio celebramos las Fiestas del Corazón de Jesús y de María, en Minero (Ciudad de Santa Cruz de la Sierra), junto con las Hermanas del Sagrado Corazón de Jesús y los Misioneros de la Sagrada Familia, una de las hermanas del Corazón de Jesús dijo: “¿Jesús y María, sin José!?, por esa razón invitaron a los MSF, pues siempre que es posible las comunidades ( Corazón de Jesús y de María) nos reunimos para celebrar juntas.



La fiesta fue muy animada, acompañamos la abertura del mundial, el partido entre México y Sudáfrica, nos emocionábamos con cada gol y con los intentos de goles. Alguien comentó: “¿¡Cómo será cuando juegue Brasil!?(Fue un chiste), tomando en cuenta que la mayoría son brasileros/as. En la hora del almuerzo compartimos con los/as laicos/as de este lugar, cristianos/as comprometidos con su comunidad que lucharon por construir una infraestructura mas digna, y continúan la lucha para mantenerlo. Nos sirvieron un almuerzo muy delicioso, una torta como sobremesa, y también recordamos el cumpleaños de la Hna Teolide (que es el día 12) y le cantamos el Feliz Cumpleaños.


Por la Tarde continuamos celebrando y compartiendo un poco de la misión y algunas experiencias fuertes y significativas. Fue un día muy lindo y de agradecimiento al Señor y a María, por esta oportunidad de celebrar juntas.
¡Felicidades para todas nosotras!

--

Em 11 de junho, celebramos a Festa do Coração de Jesus e Maria em Mineração (Cidade de Santa Cruz de la Sierra), juntamente com as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e os Missionários da Sagrada Família, uma das irmãs Coração de Jesus disse: "Jesus e Maria, e não José?, razão pela qual convidou a MSF, o maior tempo possível das comunidades (Coração de Jesus e Maria) que se reúnem para celebrar juntos.

A festa foi muito animada. Fomos acompanhar a abertura do mundo, o jogo entre México e África do Sul, emocionábamos com cada objetivo e as tentativas de gol. Alguém disse: "Eu vou jogar quando o Brasil!? (Era uma piada), tendo em conta que a maioria são brasileiros / as. Na hora do almoço que compartilhamos com / as leigos deste lugar, os cristãos / as comprometidos com sua comunidade, que lutou para construir uma infra-estrutura mais digna, e continuar a lutar para mantê-lo. Servimos um almoço muito delicioso, bolo e jantar, e também lembrar o aniversário da irmã Teolide (dia 12) e cantou Happy Birthday.

Na parte da tarde continuamos a celebrar e compartilhar um pouco da missão e forte e experiências significativas. Foi um lindo dia e agradecer ao Senhor e de Maria, por esta oportunidade de comemorar. juntos.

Parabéns a todos nós!

blogbeatificacao@gmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto Educativo é entregue no Rio de Janeiro

No dia 8 de maio de 2010, o IICM, primeira casa da Congregação em terras brasileiras, situado a Rua Teixeira Junior,80 Vasco da Gama -Rio de Janeiro, comemorou com uma emocionante Celebração Eucarística, a entrega do Projeto Educativo - ICM e oportunamente os 161 anos da Congregação. Para darmos início a este momento recebemos os quadros da Fundadora Bárbara Maix e da Padroeira da Congregação o Imaculado Coração de Maria, junto com o Projeto Educativo e Cartão Comemorativo.


A celebração foi presidida pelo Padre Cláudio dos Santos, ex - aluno do IICM, afirmou que as sementes lançadas aqui foram decisivas para sua vocação sacerdotal. Durante toda a celebração os (as) educadores (as) participaram ativamente e era perceptível a alegria e entusiasmo que todos recebiam o legado da Pedagogia de Bárbara Maix.



Na ocasião contamos com presença da Irmã Amélia Thiele – Vice Geral e responsável pelo Setor de Educação da Congregação e Irmã Maria Josefa Flores Soares– responsável pelo Setor Educação da Província de São Paulo, que certamente reacenderam nos corações das Irmãs e Educadores (as) desta Instituição a mística missionária de Bárbara Maix.



blogbeatificacao@gmail.com

Vaticano: divulgada lista das próximas beatificações

Matéria publicada no site: Canção Nova

Foi divulgado nesta terça-feira pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano o calendário das próximas cerimônias de beatificação. O documento foi publicado na Sala de Imprensa do site do Vaticano e traz as cerimônias que ocorrerão até o fim do ano.

Destaque para a última das beatificações, a da irmã Bárbara Maix, que ocorrerá no Brasil no dia 6 de novembro. A religiosa nasceu na Áustria mas desenvolveu seus trabalhos e fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração no Brasil, no Rio Grande do Sul.

No começo do mês o Vaticano havia confirmado que a Freira Bárbara Maix seria beatificada, após o Papa acolher proposta encaminhada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.

Veja, além da irmã Bárbara Maix, quais serão os próximos beatificados pela Igreja.

- Manuel Lozano Garrido, leigo; Sábado, 12 de junho de 2010, às 19h30, em Jaén, Espanha;

- Alojzij (Lojze) Grozde, leigo e mártir; Domingo, 13 de junho de 2010, em Celje (Eslovênia);

- Estéphan Nehmé (Joseph), religioso da Ordem Libanesa Maronita; Domingo, 27 de junho de 2010, em Kfifan, Batrun (Líbano);

- Leopoldo de Alpandeire, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; Domingo, 12 de setembro de 2010, em Granada (Espanha);

- María de la Inmaculada Concepción, virgem, da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz; Sábado, 18 de setembro, em Sevilha (Espanha);

- Chiara Badano, leiga; Sábado, 25 de setembro de 2010, no Santuário da Virgem do Divino Amor, em Roma (Itália);

- Anna Maria Adorni, viúva, fundadora da Congregação das Serves da Bem Aventurada Maria Imaculada e do Instituto do Bom Pastor de Parma; Domingo, 3 de outubro de 2010, em Parma (Itália);

- Szilárd Bogdánffy, bispo e mártir; Sábado, 30 de outubro de 2010, em Oradea Mare (Romênia);

- Maria Barbara da Santíssima Trindade, (Barbara Maix), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; Sábado, 6 de novembro

blogbeatificacao@gmail.com


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Festa do Imaculado Coração de Maria, festa da partilha e do encontro.

"Coração Imaculado de Maria, és nossa luz e proteção", em ti buscamos força e coragem para seguir nossa missão.

Com o coração em festa, celebramos o Coração de Maria, sobe as bençãos e proteção de Maria. O dia 12 foi marcado pelo encontro das Comunidades da cidade de Picos, Parque Alvorada (Teresina) e Sede Provincial (Teresina), juntamente com os leigos e leigas ICM.

No primeiro momento houve a celebração, marcada pela partilha de vida e de experiência vivida pelas comunidades, iluminadas pela Palavra de Apocalipse que ajudou a refletir sobre o quadro Inspirado por Bárbara Maix.

Foi um dia marcado pelo entrosamento entre as comunidades e grupos, pela celebração da vida congregacional e todo processo de beatificação da Venerável Bárbara Maix.

Que o Imaculado Coração de Maria proteja toda Congregação, seus filhos e filhas.

Província Cristo Libertador
http://provinciacristolibertador.blogspot.com/

blogbeatificacao@gmail.com


FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Dia 12 de junho de 2010, nós Irmãs da comunidade CARIT, de Iraceminha SC. Fomos juntar-nos às Comunidades de Irmãs de Frederico Westphalen (Colégio Auxiliadora, Aparecida e Comunidade Esperança) para Celebrar a festa do Coração de Maria.


Iniciamos com Santa Missa às 10:30h, presidida pelo padre Marco Antonio Jardinello. Fomos acolhidas pela Coordenadora da comunidade, acolheu a todas dizendo: Nos alegramos com a presença de todas. Unamo-nos neste dia, com toda a Congregação , esta Festa do Imaculado Coração de Maria, com muita alegria, neste ano especial em que Celebramos a Beatificação da venerável Bárbara Maix, onde ela disse: É uma alegria quando se sabe que, em certas ocasiões, todas fazem o mesmo para honrar o Coração de Maria, em è que cada uma faz o que pode e, assim, agrada a Deus.(carta,1871) e também recomenda: Façamos do coração de Maria um cofre, onde colocamos todas as dores, aflições e trabalhos”.


Em sua homilia o sacerdote expressou: O Coração Imaculado de Maria é chamado, santuário do Espírito Santo, em virtude de sua maternidade divina e da inabitação contínua e plena do Espírito divino em sua alma. É uma maternidade excelsa, que coloca Maria acima de todas as criaturas, e que teve lugar no seu Coração Imaculado antes de se ter realizado nas suas entranhas puríssimas. O Verbo que Maria deu a luz segundo a carne foi antes concebido segundo a fé no seu coração, afirmam os Santos Padres. Foi em visita do seu Coração Imaculado, cheio de fé e de amor humilde, que Maria mereceu trazer o Filho de Deus no seu seio virginal. Como não havemos de recorrer continuamente a esse Coração dulcíssimo? Ela passou a ser nossa Mãe desde o momento em que, com o seu faça-se, prestou a sua colaboração para a salvação de todos os homens. Um coração maternal é sempre um coração atento, vigilante: nada do que diz respeito ao Filho passa despercebido à mãe.

Foi assim que Bárbara Maix, se inspirou em Maria para fundar a Congregação, colocando-se inteiramente a fazer a “Vontade de Deus “ no serviço aos irmãos, especialmente os mais pobres.Ao meio dia nos confraternizamos com um gostoso almoço regado com muita alegria e descontração.



Ir. Catarina Garlet

blogbeatificacao@gmail.com

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Mensagem do Dia do Imaculado Coração de Maria

No dia do Coração de Maria e vocês [irmãs]assumiram como Missão serem fiéis seguidoras dos valores e princípios desse coração.

No decorrer da missão assumida, são muitas as alegrias, mas também muitas são as dificuldades e questionamentos. Auxiliadas pelas palavras de Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e que sempre confiou em Maria a sua proteção, vão surgindo as respostas.

O que fazer?

Disse Bárbara: Façamos do Coração de Maria um cofre, onde colocamos todas as dores, aflições e trabalhos....

O que precisamos para cumprir nossa missão?

Disse Bárbara: Nossa Missão é grande, por isso necessitamos de grandes virtudes, de um coração magnânimo, grande fé, esperança e amor.

Como venceremos as provações?

Disse Bárbara: Maria é nossa mãe, ela nos ajuda a cumprir nossa Missão.


Lembrem-se que “Maria, por sua vez, conservava todas essas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19) .

E colocava-se à disposição: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" (LC 1, 38)

Nosso carinho e nossa homenagem a todas vocês que são filhas desse coração.


blogbeatificacao@gmail.com


domingo, 13 de junho de 2010

Dia do Coração de Maria - Mensagem da Província de Caxias do Sul

Queridas Irmãs e amigas:

No dia da grande Festa de nossa Padroeira – Imaculado Coração de Maria – envio-lhes, com muito carinho estes dois cofres.

No primeiro cofre, convido você a realizar o que já dizia nossa Venerável Fundadora: Coloque neste cofre todas as dores, aflições e trabalhos e eu diria: junte, também, as alegrias, as esperanças, a ação de graças por todo cuidado e carinho que nossa Mãe-Padroeira tem para com todos os irmãos e irmãs de seu Filho, Jesus.

Aproxime-se do segundo cofre que, igualmente representa o Coração de nossa amada Mãe, repleto de fé, de confiança, de sabedoria, de proteção, de prontidão para realizar a Vontade de Deus, e busque aí, querida Irmã, tudo aquilo de que necessita para você fazer acontecer, com alegria, no atual momento da história, o Reino de seu Filho, Jesus. Certamente isso alegrará muito o coração Imaculado de Maria, bem como o de seu Filho, Jesus.

Com votos de parabéns, pela passagem dessa significativa data, neste abençoado ano da beatificação de Bárbara Maix, almejo a cada Irmã um dia muito feliz, em profunda comunhão com nossas Irmãs de Moçambique que, nesta data celebram “Bodas de Prata” (25 anos) de presença evangelizadora junto àquele povo.

Com ternura e alegria, o abraço fraterno da Ir. Erena Bernardy

Alunos aprendem arte do graffiti para homenagear Bárbara Maix

“Fé, esperança e amor”, essas são as palavras que estampam o muro do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado (RS), em homenagem à beatificação da fundadora Bárbara Maix. A obra de arte em graffiti é resultado do trabalho dos alunos que participam de uma oficina ministrada pelo artista Cícero Drao. Os alunos, que fazem parte do grupo de jovens da escola, há cerca de um mês trabalham com Cícero a cultura e as técnicas deste estilo de arte de rua.


Cícero Drao é conhecido no cenário de “street art” brasileiro e mundial. De 2006 a 2009, além do Brasil, participou de exposições em lugares como Inglaterra, Espanha, Chile, Bélgica, Argentina, Israel, Itália, Estados Unidos e Alemanha. Ele explica que a palavra graffiti tem origem na palavra grega “graphein” que significa escrever. “Por muito tempo, este tipo de arte foi visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, mas, nos dias de hoje, vêm conquistando um importante espaço no mundo das artes”, conta o artista.


De acordo com Cícero, o objetivo deste trabalho no colégio é contribuir para a divulgação da mensagem de Bárbara Maix no ano de sua beatificação utilizando da arte do graffiti que, segundo ele, comunica aos jovens e à população em geral.



Colégio Madre Bárbara
blogbeatificacao@gmail.com

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Jornal e site ZERO HORA publica matéria sobre Bárbara Maix

No último dia 2 de junho, jornal e site Zero Hora, do Grupo RBS, publicou matéria sobre a expectativa em torno da beatificação da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A matéria foi produzida produzida por Gustavo Azevedo e conta ainda com a entrevista feita com Onorino Ecker, protagonista do milagre atribuído a fundadora e que foi decisivo nesta etapa do processo de beatificação.

Confira!

Milagre de religiosa que nasceu na Áustria
mas viveu no RS é reconhecido pelo Vaticano


A festa para a austro-gaúcha ocorrerá no dia 6 de novembro, no Gigantinho, na Capital

Gustavo Azevedo | gustavo.azevedo@zerohora.com.br

Ela nasceu na Áustria, mas pode se tornar em breve a primeira santa católica com alma gaúcha e porto-alegrense. O Vaticano confirmou, há poucos dias, que a freira Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, será beatificada, um dos últimos passos para se transformar em santa.

A celebração oficial já tem data marcada. A festa para a austro-gaúcha ocorrerá no dia 6 de novembro, no Gigantinho, na Capital. Segundo a vice-diretora do Imaculado Coração, Amélia Thiele, o início do processo de canonização começou há 20 anos, quando a irmã Gentila Richetti entrou com o pedido no Vaticano. A história de Bárbara, no entanto, é secular.


Foto:Jean Schwarz

Perseguida na Europa, ela e outras religiosas se refugiaram no Brasil. Desembarcou com 30 anos no Rio de Janeiro, em 1848, e um ano depois já assumia a educação de jovens. Sua fama de educadora e protetora de órfãos, mulheres e pobres se espalhou pelo país.

Convidada a assumir um asilo em Pelotas, expandiu a congregação, a primeira feminina no Estado. Bárbara se mudou para Porto Alegre, onde acolheu as crianças da Roda dos Expostos da Santa Casa – onde mães deixavam filhos recém-nascidos rejeitados. Fundou o Instituto Providência, que ainda funciona no Centro. Da Capital, por 14 anos, comandou asilos, orfanatos, pensionatos e escolas da congregação pelo Estado. No fim da vida, voltou ao Rio para assumir a sua última missão. Morreu em 1873, aos 55 anos.

Mais de 80 anos depois de sua morte, seus restos mortais foram trazidos a Porto Alegre, cidade que amava. Num dos antigos hospitais do Imaculado Coração ocorreu o milagre que levou a madre à beatificação. Um menino de quatro anos que teve o corpo completamente queimado num acidente teria sido salvo pela luz divina de Bárbara. O milagre atribuído a ela ocorreu há 66 anos e passou por uma bateria de análises teológicas e médicas até ser referendado pelo Vaticano.

A beatificação confirmada pelo papa Bento XVI movimentou todas as unidades espalhadas pelo Brasil e por outros oito países. Na sede da congregação, em Porto Alegre, o trabalho de preparação para a festa já começou.

– Estamos emocionadas por esse reconhecimento. Seguir espiritualmente essa mulher que tem uma história que fascina a todos é maravilhoso – afirma a irmã Amélia.

"Sou o menino do milagre",
diz homem que conheceu a beata

Na noite 10 de julho de 1944, um acidente doméstico mudou a vida da família Ecker, de São Sebastião do Caí. Onorino tinha quatro anos e se aquecia com os irmãos próximo ao fogo, quando uma panela de água fervente caiu sobre ele. No hospital, os médicos desenganaram a família. Uma das irmãs do Imaculado Coração de Maria, porém, começou uma novena com os parentes da criança, invocando a intervenção divina de madre Bárbara Maix. Quinze dias depois, o menino deixou o hospital, curado. ZH falou por telefone com Onorino, um aposentado de 69 anos que mora em São Lourenço do Oeste (SC):

Zero Hora – O senhor se lembra do acidente?

Onorino Ecker – Fiquei com queimadura de terceiro grau. Tentavam colocar curativo, mas a pele e as unhas caíam. Meus pais andaram 15 quilômetros comigo num lençol até chegar ao hospital. Os médicos desistiram de mim, mas uma das irmãs fez uma novena para madre Bárbara e saí 15 dias depois. Só fiquei com problema no pulso. Foi um milagre.

ZH – O seu caso ficou famoso na região?

Onorino Ecker– Fiquei conhecido como o menino do milagre. Toda a vila e a cidade souberam. Hoje, meus filhos e netos são devotos. Tempos depois, a irmã Gentila Richetti (postuladora da causa de beatificação) me procurou para pegar os documentos e recontar a história para confirmar o milagre.

ZH – Como soube da notícia da beatificação? O senhor virá a Porto Alegre na celebração?

Onorino Ecker – As irmãs já me convocaram. É uma imensa alegria ter sido a peça principal para isso. Sempre rezei por ela e sou grato por tudo que ela me deu. Estou no lucro. Em novembro estou aí.


ZERO HORA


terça-feira, 8 de junho de 2010

Beatificação é divulgada em Santa Maria (RS)

Confirmada a data da Beatificação de Bárbara Maix,tudo ganha mais vitalidade, alegria. No feriado religioso de Corpus Christi, padroeiro da Paróquia de Vale Vêneto, Diocese de Santa Maria (RS), pode-se perceber mais de perto o quanto Madre Bárbara é conhecida e amada.

Ao lado do altar da Benção com Santissimo, colocamos o Banner de Bárbara com a Data e local da Beatificação. Emocionante a busca de informação por parte das pessoas, o interesse, a ternura, a confiança. Isto nos alegra profundamente ao mesmo tempo que nos desafia para garimpar cada vez mais neste Coração seus dons, graças e jeito de viver o Projeto de Deus.

Um grande abraço.
Irmã Valquiria


blogbeatificacao@gmail.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Rádio Vaticana destaca beatificação de Bárbara Maix

A Rádio Vaticana destacou na última terça-feira (01/06) a confirmação da beatificação da Venerável Bárbara Maix, que acontecerá no dia 06 de novembro, em Porto Alegre (RS). Irmã Gentila Richetti, postuladora do processo, concedeu entrevista ao veículo oficial do Vaticano para o Brasil.

Sobre a beatificação, Ir. Gentila destaca que "é de uma importancia extraordinária, pela vida intensa e de uma fé a toda prova, de uma esperança inabalável da fundadora. Ela sustenta essa animo e dá a prpopria vida pelos pequenos" .

O site da organização também publicou matéria destacando o evento e ainda diponibilizou a sonora feita com Ir. Gentila para baixar.

Clique no ícone a baixo e ouça!





Colégio Puríssimo: Gincana contempla Bárbara Maix.

No último dia 29/05 (sábado) ocorreu o encerramento da II Gincana Cultural do Ensino Médio do Colégio Puríssimo Coração de Maria, localizado na cidade de Rio Claro – SP e pertencente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.


No evento, nossos alunos disputaram provas recreativas, esportivas, sociais e culturais, dentre as quais gostaríamos de destacar uma delas, pois estava relacionada a Fundadora da Congregação: Bárbara Maix.

Tal prova consistia na elaboração de painéis de 60x 80 cm, tendo como tema a figura de Bárbara Maix, a partir daí os alunos utilizaram tons de tintas, pincéis e criatividade.


A elaboração e execução de tal prova, demonstrava a sintonia dos alunos do Ensino Médio com o momento especial que vivemos, a preparação para a grande festa da Beatificação de nossa Fundadora.

Os resultados foram maravilhosos e estarão permanentemente expostos nos corredores do Colégio e podem ser acompanhados nas fotos que seguem! Esta é uma pequena homenagem àquela que tanto fez e faz por todos nós, educandos e educadores. E por tudo damos graças ao Pai.




Luis Claudio Betetto Sciamana
Colégio Puríssimo

blogbeatificacao@gmail.com