sábado, 27 de junho de 2009

Irmã Gentila Richetti relata viagem á Austria, terra natal de Bárbara Maix


Aniversário do Nascimento e Batismo de Bárbara Maix
* 27 de junho de 1818

Estas duas irrupções da vida, na verdade, constituem uma só e única! O nascimento e o Batismo de Bárbara aconteceram no mesmo dia, e não por acaso. Ela, em seu corpo e espírito é portadora da mensagem do Verbo Encarnado - mistério humano-divino, feito dom. E que dom precioso para a humanidade! Os beneficiados, hoje, somos nós. Estamos alegres e agradecidos.

Em nossa viagem a Viena, nos dias 19 e 20 – Festa dos Corações de Jesus e de Maria - experimentamos profundamente o significado da vida da Venerável Fundadora. Nos sentimos realmente filhas desta mulher que cresceu na pobreza dentro do ambiente mais rico do Império. Ali, desde o início, foi se forjando esse coração extraordinário que transborda ainda hoje suscitando fé, esperança e amor.

A Ir. Eurides de Oliveira, Ir. Italva Gonzatti e eu, estivemos na secretaria da Paróquia de Hietzing e obtivemos contato com o livro do Registro de Batismo de Bárbara Maix. Nosso sentimento... inefável!



Visitando também os lugares freqüentados por Bárbara e suas companheiras: a Igreja de Hietzing e a antiga Escola Paroquial, o parque e o palácio de Schönbrunn, a Catedral Santo Estevão, as Igrejas: São Pedro, São Miguel, Nossa Senhora da Escada. Percorremos a Rua Naglergasse na qual se reuniram as primeiras, a Rua Kohlmarkt onde Bárbara estabeleceu a pensão de empregadas e se formou a comunidade que posteriormente imigrou para o Brasil, e a Judenplatz.

Caminhamos sobre as pegadas do grupo que cresceu, buscou reconhecimento junto à Igreja e o Estado, e sem temer resistências, peregrinava conduzido pelo dinamismo da graça. É possível medir a grandiosidade deste amor que leva a deixar a Pátria com toda sua riqueza, para nunca mais voltar? Somente pela força de um grande ideal – o Reino de Deus e sua Justiça. FELIZ FESTA DO ANIVERSÁRIO DE MADRE BÁRBARA.

Ir. Gentila Richetti.
blogbeatificacao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário