terça-feira, 9 de junho de 2009

Grupo de leigas e leigos ICM - Fortaleza-CE define ação para 2009

O grupo de leigas e leigos de Fortaleza, CE, esteve reunido para programar suas atividades para o ano de 2009.

No último dia 26 de abril, na Comunidade Irma Preto, em Goiabeira, Fortaleza, aconteceu mais um encontro da Comunidade Leiga ICM de Fortaleza, onde confirmamos que a cada encontro renovamos o compromisso de ser um/a leigo/a ICM, fica em nós a certeza de que estarmos juntos é fortalecedor, animador.

Perpassou por esse encontro a preparação, as discussões, o ânimo, as energias do processo de canonização de Bárbara. Como também toda a experiência vivida pelas irmãs inseridas no Seminário da Vida Religiosa Inserida que aconteceu de 17 a 20 de abril, em Carpina, Pernambuco.

Acolhemos com alegria as postulantes Alberlândia e Maria Elza, as irmãs Maria Odete Pereira, Leonizia Comin e Rosa Ilma. Como também a coordenação provincial para o triênio 2009-2011 Coordenação Provincial Ir. Ivonete F.Morais; Vice e Secretária: Ir. Roselei Bertoldo; Economia: Ir. Judite Mendes da Silva; Formação: Ir. Marinete F.dos Santos e Ação Missionária: Ir. Lucimar de Aquino. Saudamos todas vocês na pessoa de Irmã Ivonete, companheira e amiga.


“Felizes são aqueles que empregam a sua vida” (Bárbara Maix), a carta escrita por Bárbara e lida por Irmã Maria Odete nos levou a reflexão de que a vida o percurso realizado por ela é aquele que devemos realizar: o carinho de Bárbara com as suas filhas; a união; o trabalho em comunidade; a confiança Deus, um Deus tão presente na vida missionária; acreditar e o agir.

As partilhas de vida são momentos importantíssimos para cada leigo e leiga que participam dos encontros. Cada uma e cada um expressa com afeto seus desafios pessoais e comunitários enfrentados no dia-dia, na família, no trabalho, na comunidade, no bairro. São momentos de partilhas, de reflexão e busca de melhores dias. Os desafios apresentados vão mostrando que estamos envolvidas(os) em situações semelhantes nos trabalhos realizados por nós.

O que marca os encontros dos(as) leigos(as) é o engajamento pastoral, social e comunitário que cada uma e cada um vive, são leigas e leigas, estudantes, educadores, agente de pastoral, profissionais em diversos campos... Membros das comunidades eclesiais de base e seguidores da Teologia da Libertação (TL) que buscam encontrar na espiritualidade libertadora caminhos para driblar, superar, as dificuldades encontradas nos espaços eclesiais e sociais. Esses desafios são muitos, nesse sentido, pode-se se dizer queremos fortalecer as (a) comunidades eclesiais de base (CEBs), animando, celebrando, comungando, a partir das práticas de Bárbara que hoje são realizadas pelas nossas irmãs.

Para dar continuidades a esses encontros organizamos nossa agenda com um planejamento para 2009:

10 de maio de 2009 (domingo) – Missa em comemoração aos 161 anos de fundação da Congregação, na Comunidade São Pedro de Goiabeiras – Área Pastoral da Barra do Ceará;

24 a 30 de agosto de 2009 – Missão em processo da Beatificação de Bárbara Maix – Quixelô, Ceará;


20 a 26 de abril de 2009 – Missão: Poço Branco, Rio Grande do Norte;


25 a 31 de outubro de 2009 –, Missão: Santa Helena – Maranhão;

12 e 13 de setembro de 2009, retiro;

28 de novembro: confraternização de Natal (nesse mesmo dia haverá o planejamento para 2010).

Todos(as) leigos(as) ICM atentos(as) ao processo de beatificação de Bárbara Maix.

Grupo de Ligas e Leigos, ICM, Foraleza-CE


Fonte: Província de Cristo Libertador
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário