domingo, 19 de abril de 2009

Província de Cristo Libertador celebra 20 anos de fundação e atuação no Norte e Nordeste

Trindade Santa Sois Comunhão
Em vós buscamos Libertação

Hoje a Província de Cristo Libertador da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está em festa! Celebramos neste domingo (19), dia dedicado a Cristo Libertador, os 20 anos de atuação da Congregação no Norte e Nordeste do país.


A presença ICM através da Província começou no ano de 1964 e 1969 nos Estados do Rio Grande do Norte e da Bahia. Já nos anos 70 foi a vez de marcar a presença nos no norte do Brasil pelo o Estado de Goiás. Mas, somente após 24 anos de presença instalada na região foi que aconteceu a fundação da província.

Segundo explica Ir. Eurídes Alves de Oliveira, coordenadora provincial entre os anos de 2003-2008 “A primeiras povoações tinham, como objetivo imediato suprir e/ou complementar o ministério pastoral do pároco, ou seja, serem “vigárias”.
Mas as irmãs desde o primeiro momento assumiram concomitantemente serviços profissionais na área da educação e saúde em instituições mantidas pela igreja local, ou pelo poder público (hospitais e escolas), incluindo funções administrativas. Essas foram também alternativas de manutenção das comunidades que não podiam depender e nem mesmo sobrecarregar financeiramente as Províncias”.



Hoje a presença das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, através da Província de Cristo Libertador que possui sede no Conjunto São Paulo em Teresina, se dá através de 50 irmãs distribuídas em 14 comunidades nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Tocantins.

Todas inseridas nos meios populares, nas periferias das cidades e nos acampamentos e assentamentos rurais. Atuamos no Trabalho de Evangelização e Educação popular, prioritariamente na formação de lideranças e na organização do povo empobrecido, tendo como sujeitos específicos as crianças e adolescentes, os Jovens e as mulheres empobrecidas. Investimos muito na formação para a consciência crítica, sócio - cultural, política, ecológica e religiosa, procurando unir fé e luta, resgatar e promover a vida onde ela está ameaçada.

Com o apoio financeiro da Sociedade Educação e Caridade – SEC, desenvolvemos de forma articulada com as pastorais sociais e organizações afins existentes nas localidades onde atuamos, vários projetos sociais, educativos na área da saúde comunitária através da pastoral da criança; vários núcleos de atendimento a crianças e Adolescentes em situação de risco e exclusão social, através de oficinas de reforço escolar, arte, música, teatro e formação para a cidadania. Temos várias irmãs atuando junto a CPT – comissão pastoral da terra, Movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST, nos movimentos de mulheres, nos Centros de Direitos Humanos, nos Conselhos e fóruns de direitos, nos núcleos de economia solidária. [Ir. Eurídes Alves de Oliveira]



Missa celebra 20 anos de fundação da Província



Para marcar a data uma missa celebrou os 20 anos de fundação da Província de Cristo Libertador, uma missa foi celebrada na manhã deste domingo (19), na comunidade que abriga a sede provincial.

Como forma de homenagem, Leigos e Leigas ICM apresentaram a seguinte carta protagonizada pelo coordenador da Comunidade Nossa Senhora do perpétuo Socorro, Alan Santos.



Mensagem pelos 20 anos da província de Cristo Libertador

“Mais do que tudo vale a vontade de Deus” Bárbara Maix

Demos graças ao Senhor por que ele é bom. Hoje é festa, é alegria, pois celebramos a fundação da Província de Cristo Libertador, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem a fundadora, Madre Bárbara Maix.

“Deus iniciou a obra...” Fiel ao Senhor, Bárbara organizou um grupo de mulheres que colocaram a vontade de Deus acima de qualquer vontade, vivendo em comunidade conforme os primeiros cristãos e cristãs, dedicando-se inteiramente ao serviço dos pobres e excluídos.

Louvemos a Deus pela presença frutuosa, solidária e fraterna de nossas irmãs, discípulas que, a exemplo de sua fundadora, trouxeram consigo a humildade, sinceridade e transparência de coração que até hoje penetra no íntimo daqueles e daquelas sofredores, excluídos e pobres que lutam por uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Com o passar dos anos percebemos nestas companheiras de caminhada provincial a confiança que sempre que sempre depositam nos leigos e leigas, bem como nos ensinam a perceber este Cristo que nos liberta da morte e ressuscita para a vida nova. Eis que faço nova todas as coisas.

Somos gratos e gratas (as) pelo Deus Trindade que em seu mistério de amor, ternura e aconchego nos concedeu a graça de ter em nossa província e também no mundo, mulheres que, assim como Maria, são fiéis a missão que Deus as confia, no anúncio da Boa Nova, na formação pessoal e cristã de homens e mulheres, na doação e partilha de seus dons.

Somos gratos e gratas a estas discípulas que compreendem que sua missão é fazer acontecer no mundo a vontade de Deus, sendo solidárias na defesa da vida de crianças, jovens, mulheres e tantos outros e outras “contemplando o reino de Deus como meta e o pobre como sujeito prioritário da missão”.

Celebrar os vinte anos da Província de Cristo Libertador em nossa paróquia e comunidade é motivo de grande alegria ao Deus Trindade e a Bárbara Maix, fiel serva, pela presença ousada e gratificante destas mulheres anunciadoras da Boa Nova da libertação.

Com fraterno abraço e o nosso muito obrigado

Viva o Cristo Libertador!
Viva as nossas irmãs!
Viva a venerável Bárbara Maix!
Viva a vida pelo Reino!

Fraternalemente

Alan Santos
P/ Leigos de Teresina e Comunidade


COMUNICAÇÕES

Com muito carinho parabenizo as Irmãs da Província Cristo Libertador pelos 20 anos de intensa e fecunda missão. Muitos desafios foram enfrentados e tenho certeza que foi com Cristo Libertador, que hoje na liturgia diz a cada uma de vocês: " A paz esteja com vocês, não tenham medo... recebei o Espírito Santo... ide anunciai a Boa Nova..." Parabéns queridas Irmãs, Filhas de Bárbara, pela bonita caminhada acolhendo, protegendo e promovendo a vida! Parabéns, queridos leigos/as que assumem este mesmo Carisma com tanto carinho! Juntas/os (Irmãs e leigos/as) somos guardiãs do Carisma de Bárbara Maix e ela diz "Quem não avança na vitude retrocede." Eis o convite! Abraços e preces:

Ir. Amelia Thiele




Desejamos às Irmãs que compoe a Província muitas bênçãos na realização dos trabalhos juntos as comunidades.

Que Maria e a Venerável Bárbara Maix as abençôe!

"Nossa Missão é grande e por isso precisamos de virtude no mais alto grau" Bárbara Maix

Por:
Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário