quarta-feira, 8 de abril de 2009

ENTREVISTA: Irmã Gentila Richetti, postuladora do Processo de Beatificação de Bárbara Maix

O Blog Pró-Beatificação inicia uma série de entrevistas a respeito do processo de beatificação de Bárbara Maix. Nossa primeira entrevista é com Irmã Gentila Richetti, postuladora do processo de Beatificação da venerável Bárbara Maix. Ir. Gentila esclarece com riqueza de detalhes os trâmites do processo de beatificação.
Boa leitura.

Por: Magnus Regis


Ir. Gentila Richetti

Blog Beatificação: Desde o ano de 1993, está sendo instruído o processo de Beatificação de Bárbara Maix, o que até hoje foi mais compensador para a senhora?

Ir. Gentila Richetti: Magnus, esta sua primeira pergunta me faz recapitular o Processo. Houve, antes de 1993, a fase preliminar e são 19 anos de imersão na vida e na obra de uma pessoa. O que destacar? Você pode imaginar o sentimento ao tomar pela primeira vez na mão os manuscritos da Serva de Deus. Fui conhecendo detalhadamente seus dados biográficos: vida em Viena, no Rio, em Porto Alegre. Pouco a pouco me parecia tocar o início da Congregação e fazer parte daquele primeiro grupo: em suas viagens, trabalhos, alegrias e sofrimentos.
O fato de viver o Processo para a Canonização da Fundadora Bárbara Maix foi um constante desafio, provocação e força ao mesmo tempo. Considero uma graça. Foram tantas as manifestações da presença de Deus e de que Ele conduz tudo, conduzindo-me. Que alegria e comoção ao perceber as confirmações da história pelo andar do Processo. “Tudo fecha”: datas e fatos. A eficácia da oração de muitos por esta Causa me iluminou e sustentou. É rica a experiência da ajuda mútua - de Irmãs e irmãos, grande a compreensão e a paciência de quem entende. O “compensador” é o poder aproximar-me do coração de Madre Bárbara, e com ela ao Coração de Deus e de Maria.


Blog Beatificação: Sabe-se que muitos processos foram abertos, que experiências foram trocadas com outros postuladores?

Ir. Gentila Richetti: Durante o Processo Diocesano, em Porto Alegre, tivemos alguns contatos, por telefone, com a Ir. Célia Cadorin, que havia trabalhado na Causa de Madre Paulina. Éramos “marinheiros de primeira viagem” – Irmãs, Historiadores, Tribunal eclesiástico, Bispos – todos fazendo e aprendendo.
Parti para Roma para o início do Processo Apostólico, em 21 de janeiro de 1997. A primeira experiência em relação a outros postuladores foi a oportunidade do Curso de Formação para esta missão - Ministrado pelo STUDIUM, da Congregação das Causas dos Santos – realizado de 11.11.1997 a 27.02.1998. Além dos conteúdos específicos, sobre a história dos processos, o conhecimento da parte teológica, jurídica e metodológica, pude conhecer os peritos com os quais deveria manter contacto durante todo este período. Foi onde conheci um bom número de postuladores de diferentes Causas no mundo.
Para mim, abriu-se o horizonte que iluminou todo o percurso do Processo da Causa de Madre Bárbara em Roma. O diálogo com outros permitiu contactos posteriores, para sanar dificuldades, partilhar exemplares de como é tecido o Processo sobre a vida e as virtudes, de ofícios a serem dirigidos aos Competentes, alegrar-nos mutuamente, celebrando cada passo.


Blog Beatificação: O que se comenta quando os responsáveis pela análise da vida e obra de Bárbara Maix, estudam todo o processo, principalmente o “milagre” da cura de Onorino Ecker?

Ir. Gentila Richetti: Não há comentários dos peritos com os postuladores. Nós apresentamos a documentação segundo a prática da Congregação das Causas dos Santos. Durante a elaboração o diálogo ocorre de modo espontâneo, simples, familiar.
Para examinar o Processo sobre a Vida e Virtudes há duas Comissões, uma de historiadores, outra de teólogos. Concluído o trabalho de cada Comissão, recebemos o Relatório, com voto positivo ou negativo ou suspensivo. Se há esclarecimentos a dar, são dados por escrito.
O Processo sobre o Milagre é examinado pela Comissão de Médicos e pelos teólogos. O retorno é dado da mesma forma. Mas nem chegamos a conhecê-los.

Blog Beatificação: O que representa a Beatificação de Bárbara Maix para a Congregação, bem como para os leigos e leigas?

Ir. Gentila Richetti: A Beatificação é uma confirmação pública da vida e da obra de santidade de um membro da Igreja. Madre Bárbara Maix será apresentada como quem viveu intimamente unida a Cristo e amou os irmãos como Ele. Sua vida e sua obra dão testemunho deste amor. Ela desperta em nós a consciência e a alegria de sermos filhos e filhas de Deus, amados ao infinito! E como tais, somos todos obreiros no mesmo Projeto – “o Reino de Deus e sua justiça”. Desde pequena, Deus depositou em Bárbara a Sua confiança, convidando-a a uma missão. Ela respondeu depositando toda sua confiança Nele, o que a tornou forte, destemida, generosa. Não quis outra coisa senão fazer a Vontade de Deus! Agora ela serve de estimulo, incentivo e contribui para fortalecer-nos na união com Deus e entre nós.
A Beatificação – esta ação da Igreja, mostra que Jesus continua a proclamar “Bem-aventurados” os pobres, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os promotores da paz, os famintos e sedentos de justiça, como Bárbara.

Blog Beatificação: Está marcado o Congresso dos Teólogos sobre a cura de Onorino Ecker, por intercessão de Bárbara Maix? Em que consiste mais essa etapa?

Ir. Gentila Richetti: Trata-se da etapa final do segundo Processo – sobre o Milagre. Além do parecer médico-legal, o Processo é submetido a exame, por parte de seis Consultores Teólogos e o Promotor da Fé; cada um o examina individualmente. Para a validade do Congresso requer-se a presença de ao menos dois terços dos Consultores convocados. Responderão com voto afirmativo ou negativo ou suspensivo.
Se for afirmativo, a conclusão será apresentada aos Cardeais e Bispos e emanado o Decreto pela Congregação das Causas dos Santos. Cabe ao Papa a decisão final e autorizar a publicação do mesmo. Então se poderá prever a Data da Beatificação.
Se o voto for negativo, o postulador poderá requerer, ou apresentar outro presumido Milagre. Se for suspensivo, o processo permanecerá aberto até esclarecer as questões levantadas.

A Congregação está de joelhos, com você e com o povo que deseja, como escreveu: “que tão logo possamos celebrar a coroação de Madre Bárbara, com a Beatificação”.

Ir. Gentila (a esqueda), Dom Lino, Bispo que apresentou Causa de Madre Bárbara na Sessão Ord. dos Cardeais e Bispos (1º.04.2008) e Ir. Ilda Perin, da comunidade de Roma

Querida Ir. Gentila, mais uma vez desejamos um feliz trabalho na condução do processo de Beatificação e que em breve possamos comemorar a coroação de Bárbara Maix com a beatificação. Que o Imaculado Coração de Maria a ilumine. Nosso desejo de boa sorte e orações constantes.

Equipe Pró-Beatificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário